Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Sobe para 17 o número de casos de coronavírus em investigação em Araguari

ter, 24 de março de 2020 05:32

Da Redação

Os casos notificados de infecção humana pelo COVID-19 têm aumentado em todo o país diariamente. Em Minas Gerais já são 8.149 notificações, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Destes casos, 7.766 estão em investigação como suspeitos e 128 casos foram confirmados nos seguintes municípios: Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Campos Altos, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Mariana, Nova Lima, Patrocínio, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Timóteo, Uberaba.

Uberlândia também está entre estas cidades e possui cinco casos confirmados e 161 em investigação. A prefeitura do município vizinho divulgou ainda a confirmação de uma morte por coronavírus, que se trata de um idoso de 81 anos que contraiu o Covid-19 através de uma transmissão importada, ou seja, ele foi ao exterior ou teve contato direto com pessoas que viajaram e trouxeram a doença. “O óbito há pouco era suspeito, porque nós não tínhamos resultado oficial, mas agora o resultado laboratorial confirmou”, disse.

Seja em via pública ou estabelecimentos comerciais de Araguari não pode haver aglomeração de pessoas

Seja em via pública ou estabelecimentos comerciais de Araguari não pode haver aglomeração de pessoas

 

Em Araguari, o número de suspeitas chega à 17 notificações e quatro já foram descartadas. De acordo com o secretário de Saúde Guilherme Afonso, todos os pacientes suspeitos estão em quarentena, sendo acompanhados constantemente pela Secretaria de Saúde enquanto aguardam o resultado dos exames.  “Não há confirmação de casos em Araguari, apenas suspeitas que estão sendo investigadas. Importante ressaltar que a partir de agora, todas as síndromes gripais serão notificadas no município como casos que podem star relacionados ao coronavírus e consequentemente, os casos suspeitos aumentarão no município. A orientação, é de que as pessoas continuem atentas às recomendações de higiene e prevenção, além do distanciamento social, ” afirmou.

Diante deste cenário, o município tem implementado uma série de medidas, visando reduzir a circulação do vírus e fazer com que a epidemia perca força ou, no mínimo, se espalhe mais lentamente. As recomendações têm sido divulgadas pelo Executivo desde a última semana, entre elas, está a aglomeração de pessoas que antes era proibida só no período noturno, agora são proibidas nas 24 horas do dia. As atividades em bares, boates, escolas, salões de festa ou similares continuam suspensas, sendo permitida apenas a modalidade de delivery, a entrega de comida a domicílio e a retirada de alimentos no próprio local será permitida.

A situação tem dividido opiniões na cidade e causado dúvidas, principalmente relacionadas ao funcionamento de supermercados e similares. Diante disso, a prefeitura publicou na portaria nº 490, que pode ser conferida na edição desta segunda-feira, 23, do Correio Oficial do Município. A orientação é de que hipermercados, supermercados, empórios, sacolões, padarias e similares continuem seu funcionamento, porém, mantenham as recomendações de higiene e restrinjam o número de pessoas para evitar aglomerações. Além disso, também devem fazer o controle da quantidade de itens para cada consumidor.

A fiscalização do cumprimento destas medidas, bem como, a aplicação das penalidades por infração a legislação de proteção ao consumidor ficará à cargo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e da secretaria de Fazenda. Ainda segundo as orientações, as instituições financeiras como as cooperativas, bancos e agências lotéricas podem continuar funcionando, mas precisam orientar seus clientes a usar outros canais de atendimento, como aplicativos de celular ou caixa eletrônico e assim não deixar gerar filas.

Também está suspenso o transporte individual de passageiros pelo serviço de mototáxi, que fica sujeito à fiscalização da polícia militar. Os profissionais do setor podem apenas realizar serviços de moto frete, como para a entrega de encomendas e cargas, bem como para a entrega de bens e alimentos em domicílio. Motoristas de táxi e de veículos de transporte por aplicativos podem continuar atuando, mas precisam intensificar a higienização de veículos, além de andar, sempre que possível, com as janelas abertas para ventilação.

Para verificar o cumprimento das medidas tomadas pelo Executivo e orientar a população, a Polícia Militar intensificou a fiscalização durante o final de semana. As rondas contaram com apoio dos fiscais e representantes das pastas municipais. Conforme informações do comando do 53º Batalhão de Polícia Militar, foram realizadas blitz e abordagem de pessoas que se encontravam nas ruas da cidade, além de serem fechados os estabelecimentos que foram encontrados abertos e descumpriam a determinação. Para o capitão Leandro Menezes, a população deve acatar a orientação de isolamento. Ele informou que a Polícia poderá atuar, de forma educativa, em situações onde ocorrer aglomeração de pessoas.

“É de extrema importância o acatamento destas medidas. As emanações da Polícia Militar de Minas Gerais aos cidadãos para permanecerem e recolherem aos seus lares se darão por meio da utilização da sirene e reprodução do áudio, na própria viatura, como forma de oferecermos segurança ao cidadão e fazermos um chamamento à população para que as pessoas permaneçam em suas casas, o que é essencial para prevenir o contágio”, ressaltou.

Em caso de descumprimento das medidas, a Polícia Militar será acionada para registro de ocorrência e serão adotadas as providências criminais cabíveis. Dentre as sanções previstas está o pagamento de multa, podendo ainda acarretar a responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator, quanto a esta última conforme os artigos 268 e 330, do Código Penal Brasileiro.

 

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Enquanto isso os carnes do IPTU começam a chegar nas residências. Como pagar IPTU se não pode trabalhar, lojas abrirem, etc. Então PMA deixe de cobrar IPTU este ano. É o mínimo que vcs podem fazer neste momento. A cidade está as traças mesmo.

Deixe seu comentário: