Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Sistema de telemetria é implementado na SAE

ter, 11 de julho de 2023 08:08

Da Redação

 

A Superintendência de Água e Esgoto – SAE está realizando a implementação do Sistema de Telemetria de Água. Essa tecnologia permite a transmissão remota de dados, com o intuito de medir, monitorar e controlar os poços semi- artesianos utilizados no município de Araguari.

 

Este recurso está sendo implantado nas 170 unidades de captação subterrâneas, subdivididas em poços semi-artesianos de baterias (49), poços isolados (112) e mais os poços que integram a rede de captação da zona rural (09), onde há necessidade de monitorar dados como volume e nível de água.

As informações são captadas através de sensores que enviam as informações coletadas para uma central de monitoramento.

 

Nesse modelo de monitoramento, as informações são captadas através de sensores que enviam as informações coletadas para uma central de monitoramento, instalada nas dependências da SAE.

 

Dentre outras vantagens do sistema de Telemetria estão: aferição da pressão da rede, monitoramento 24 horas de vazão dos poços, monitoramento dos níveis dos reservatórios e ainda redução de custos.

 

Para a Superintendente da SAE, Claudia Eliane Barbosa de Melo, “o controle automático dos poços permite a redução de custos, diminui gastos com pessoal, além de, com informações precisas (em tempo real), ser possível programar ações como o acionamento e desligamento automático das bombas de captação de água”.

 

Hoje no município, mais de 150 poços já estão sendo monitorados e vêm apresentando resultados positivos.

 

Com a implementação do sistema de telemetria, a SAE passou a monitorar de forma mais precisa e eficiente a captação de água de seus poços semi-artesianos, obtendo informações como volume de água captado por hora (vazão) com uso dos medidores de vazão.

 

Pedro Henrique F. Salviano, engenheiro mecânico e responsável pelo setor de automação da SAE, salienta que “foi introduzido um controle de pressão com a utilização dos transdutores de pressão e dos inversores de frequência, os quais são interligados as bombas de recalque, que fazem a distribuição de água para as redes que abastecem nossos usuários, visando à otimização do sistema e economia de energia, possibilitando o monitoramento dos níveis de nossos reservatórios de água, por intermédio dos sensores ultrassônicos”.

 

“A SAE não está medindo esforços para reduzir os problemas ligados não só ao abastecimento de água, bem como os serviços de saneamento, visando ofertar a população um serviço de excelência e qualidade”, finalizou a Superintendente da SAE, Cláudia Eliane Barbosa de Melo.

1 Comentário

  1. Junior disse:

    Será que dessa vez vai funcionar? No governo coelho em seu 2º round foi “implantado” o mesmo sistema. A outra dúvida, será que vai sanar os vazamentos?

Deixe seu comentário: