Síndromes gripais: prefeitura orienta população a buscar atendimento no Centro de Enfrentamento à Covid-19
ter, 31 de agosto de 2021 08:12Da Redação
A prefeitura de Araguari, na semana passada, por meio da Secretaria municipal de Saúde, emitiu uma orientação aos pacientes que apresentem qualquer suspeita de contaminação ou sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal-estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) para que procurem atendimento no Centro de Enfrentamento à Covid-19, que fica localizado na rua Sebastião Naves, no bairro Miranda, ao lado do Hospital de Campanha – HCAMP.
De acordo com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, o Centro de Enfrentamento à Covid-19 passou, a partir desta segunda-feira, 30, a ser a principal porta de entrada para pacientes com sinais da doença e quadros virais. “A partir desta semana, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – não atenderá mais pacientes com síndromes gripais ou suspeitas de Covid-19 em horário comercial. O atendimento será exclusivo no Centro de Enfrentamento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 8h às 16h”, explicou a chefe da pasta.
Além da consulta, o Centro de Enfrentamento à Covid-19 efetua a orientação e teste rápido com agendamento.
“O agendamento dos testes é necessário, pois é preciso esperar a fase de infecção para que a doença seja diagnosticada”, finalizou Soraya.
Em diálogo com a reportagem da Gazeta do Triângulo, a secretária de Saúde enfatizou que no horário em que o Centro de Enfrentamento à Covid-19 não funcionar, a UPA seguirá normalmente com os atendimentos. Ainda, os casos direcionados ao Centro são as síndromes gripais leves. Os quadros mais graves continuam sendo encaminhados para UPA.
Em relação à vacinação em Araguari, principal ‘arma’ no combate à pandemia causada pelo Coronavírus, ontem, 30, o município, que já possui 83.976 pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose, recebeu 1.100 vacinas de CoronaVac e 380 de Pfizer, para aplicações de primeira dose.
Assim, hoje, 31, a prefeitura de Araguari realiza a ‘repescagem’ das pessoas maiores de 18 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. As senhas serão distribuídas a partir das 7h30.
A prefeitura reitera a importância para que os munícipes que já receberam a primeira dose fiquem atentos à data da segunda aplicação, que consta no cartão de imunização, para completar o esquema vacinal.
Para quem vai receber a primeira dose, é preciso ir até o
Aeroporto Santos Dumont ou UBSF Brasília. Para quem recebe a segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac, está sendo realizada, exclusivamente, no Aeroporto Santos Dumont. Já as segundas doses de Pfizer, estão sendo administradas na UBSF Maria Eugênica.
Todos os locais operam das 8h às 16h.
CENÁRIO MUNICIPAL
Araguari já soma 18.160 casos de infecção pelo novo Coronavírus. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 12 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados nove dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari. Ainda, foram computados 447 óbitos confirmados para a doença, sendo três nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 30.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...