Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Sind-UTE convoca associados para falar sobre paralisação geral da Educação

sex, 25 de novembro de 2016 05:45

Da Redação

O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais) convocam os trabalhadores da educação a se unirem às mobilizações que ocorrem hoje, dia 25, em todo o Estado. Uma concentração está marcada para acontecer na praça da Estação, em Belo Horizonte, a partir das 11.

Os servidores protestam contra a PEC 55 que quer limitar os gastos do governo federal por 20 anos ao mesmo gasto de 2016, acrescido apenas da reposição da inflação do ano anterior. Além disso, as reformas trabalhistas e previdenciárias também estarão em pauta.

Enquanto isso, várias atividades estão programadas para acontecer nas demais regiões do Estado. A orientação é de que escolas estaduais e servidores façam a adesão à paralisação de atividades, no intuito de pressionar o Governo contra as mudanças que atingem diretamente à categoria.

Conforme apurou a reportagem, existe a possibilidade de ocorrer paralizações nas escolas estaduais de Araguari. Segundo informações do Sind-UTE, todas as unidades de ensino foram informadas sobre a paralisação. “Esta mobilização é uma continuidade das demais paralisações ocorridas durante o ano, após o chamamento da CUT contra a PEC. Estamos lutando pelos direitos de todos, principalmente dos educadores,” disse Sérgio Luiz Peixoto coordenador pedagógico sindical.

Segundo ele, o Sind-UTE também está negociando com o Governo no sentido de repor as aulas que foram interrompidas com as mobilizações ocorridas nos municípios. Quanto às atividades a serem promovidas nesta sexta-feira, o coordenador ressaltou que o Sindicato aguarda o cronograma regional. “Representantes de Araguari estarão em Uberlândia durante todo o dia, onde acontecerão as atividades e assembleias. Além disso, estamos organizando uma caravana para Brasília no dia 29, quando acontecerá a votação em primeiro turno da PEC 55. Convidamos para participar conosco não só servidores da educação, mas todos os araguarinos interessados,” ressaltou.

Os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato de Araguari, situado à rua Aurélio de Oliveira, 575, Centro.

PEC 55

A Proposta de Emenda Constitucional 55, a PEC 55, que tramita atualmente no Senado, é a PEC 241, aprovada na Câmara em 25 de outubro. Como costuma ocorrer quando uma PEC deixa a Câmara e vai para o Senado, o texto ganhou um novo nome, por uma questão de organização do trabalho interno dos senadores.

A medida tem sido duramente criticada por economistas, lideranças populares e especialistas em políticas públicas por impossibilitar o atendimento a direitos básicos da população. Segundo Beatriz Cerqueira, presidente do Sind-UTE e da CUT MG, a PEC não é um problema apenas do servidor púbico.

“A PEC não está restrita às áreas de saúde e educação. É problema de toda a sociedade. Com ela aliada às mudanças na exploração do pré-sal, não haverá investimentos para a retomada do crescimento econômico. O salário mínimo vai se distanciando de todas as políticas da previdência. Todas as áreas estarão comprometidas.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: