Settrans aguarda os trâmites para fiscalização dos pontos de mototáxi
sex, 17 de janeiro de 2020 05:34Da Redação
Foram selecionadas as 18 empresas vencedoras do processo licitatório para a concessão e permissão do transporte individual remunerado de passageiros em motocicletas (mototaxistas). O número corresponde ao limite de empresas do segmento que o município pode comportar, com base no último censo realizado, sendo possível disponibilizar um ponto de mototáxi para cada 6.500 habitantes.

Cerca de 40 pontos de mototáxi estão espalhados pela cidade
Conforme informações do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settrans) Wanderley Barroso, o processo foi encaminhado para homologação na Procuradoria e ainda não tem prazo de conclusão. “Estamos aguardando a chegada do processo na secretaria para dar início à fase de vistoria nos pontos, empresas e veículos, para somente depois, darmos a autorização para funcionamento.”
As concessões visam assegurar melhorias no serviço de transporte individual remunerado de passageiros, podendo padronizar os serviços prestados à comunidade dentro das prescrições legais. O processo tem o objetivo de averiguar as condições financeiras, bem como, a manutenção dos veículos utilizados pelos mototaxistas, equipamentos pessoais e documentação necessária.
Atualmente, o município conta com mais de 300 trabalhadores nesta área, compondo cerca de 40 pontos de mototáxi espalhados pela cidade. Contudo, apenas cinco destes estavam regularizados antes deste processo licitatório. O licenciamento das empresas que oferecem o serviço é exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com a conclusão do processo, apenas as empresas regulamentadas poderão prestar o serviço. Dentre as principais exigências para atuação na área, estão: a identificação do mototaxista; adequações de espaço nos estabelecimentos; apresentação de habilitação na categoria “A”; equipamentos de proteção e aparelhos refletivos para capacete e colete. O descumprimento das exigências é cabível de multa, assim como apreensão da moto e suspenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o profissional não siga os padrões, ele poderá ser autuado.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
