Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Trânsito toma providências para evitar interdição do aeroporto

qua, 7 de junho de 2017 05:50

por Stella Vieira

Agência Nacional de Aviação Civil interditará a pista caso o projeto não seja apresentado

A secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana agendou, nessa quarta-feira, 7, uma reunião em Belo Horizonte para discutir a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) responsável pela área do Aeroporto “Santos Dumont”, solicitou que o projeto seja apresentado ao órgão, caso contrário, a pista poderá ser interditada.

Secretário afirma estar tomando providências para evitar interdição do local

Secretário afirma estar tomando providências para evitar interdição do local

 

De acordo com o secretário de Trânsito, Luiz Antônio Lopes, representantes da ANAC estiveram no município há mais de um mês para verificar a situação do aeródromo. “A gestão anterior não tomou providências quanto aos problemas daquele local, então, a pista estava sem manutenção, havia muitas invasões de área e não havia alambrado, o que permite o trânsito de pessoas dentro do aeroporto”.

O secretário ressalta que, além dos problemas identificados, um dos principais motivos da possível interdição é a ausência de um Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo de Araguari. “O governo anterior deveria ter elaborado o projeto, mas esse documento não foi encontrado na secretaria. Estamos buscando auxílio para que esse plano seja elaborado e apresentado o mais rápido possível”.

Segundo o secretário, o Aeroporto “Santos Dumont” é de grande importância para o município. “Existem empresas que dependem do aeródromo. Em Araguari, estão duas aeronaves de uma empresa de georreferenciamento, com equipamentos fantásticos, que presta serviços para todo o país. Além disso, outros empresários também alugam o espaço. Vamos trabalhar intensamente para regularizar a situação e evitar que a pista seja interditada”.

A secretaria estima receber mais de R$ 600 mil provenientes de alugueis atrasados dos hangares do aeródromo. “Hoje temos 17 hangares e o prefeito Marcos Coelho (PMDB) acredita que o aeroporto é autossuficiente. Com a verba proveniente desses alugueis, esperamos conseguir manter o aeródromo e fazer melhorias no local”.

Invasões de área

Dentre os problemas encontrados pela secretaria de Trânsito no Aeroporto “Santos Dumont” está a invasão de diversas áreas. No final de abril, vários moradores e comerciantes foram notificados para que a situação seja regularizada e o espaço reestruturado. A equipe realizou um estudo e verificou que algumas varandas de residências e extensões de empreendimentos, localizados principalmente na rua Joaquim Barbosa, ultrapassam o perímetro do aeroporto.

Após a desocupação das áreas, a secretaria realizará uma limpeza e dividirá o espaço para evitar novos casos de invasão. A Settrans também está verificando se houve a autorização da gestão anterior para que os alambrados e telas que separam a área do aeroporto de residências e comércios fossem retirados.

2 Comentários

  1. CICERA LUISA disse:

    Ei vi um vídeo, muito bem feito, elaborado pelo Marcos, perdão Marcos, mas, esqueci seu sobrenome, ele é piloto e luta desesperadamente por esse Aeroporto. Marcos, espero que vc tenha sucesso e vitória na sua luta. E que isso aí, seja p que vc almeja. O que, segundo, o Secretário citado na matéria, que está sendo feito hoje.

  2. Anônimo disse:

    É o Marcos Reis. Ele chega junto. Denuncia tudo de errado. Já era para ter passado o trator em cima dessas invasões feitas no aeroporto. Tem gente que fala que tem escritura. Escritura é feita no fórum, e tudo precisa estar corretamente certo e pago. Ouvi assuntos sobre escrituras falsas.

Deixe seu comentário: