Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Sessão ordinária reúne vereadores em plenário nesta terça-feira

qua, 24 de novembro de 2021 09:15

Da Redação

Na manhã de ontem, 23, os parlamentares municipais de Araguari voltaram a se encontrar no plenário da Câmara de Vereadores para a realização de mais uma tradicional sessão ordinária, que contempla o trabalho legislativo na aprovação de projetos de lei, bem como abarca a apresentação de requerimentos na tribuna da Casa de Leis.

Na pauta da sessão, foram aprovados diversos projetos, alguns de autoria dos próprios vereadores e outros enviados pelo Poder Executivo da cidade.

Plenário da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 23.

 

Projetos importantes foram deliberados pelos parlamentares municipais, dentre eles (de autoria do Executivo), a autorização de doação de terreno ao Estado de Minas Gerais (Projeto de Lei nº 197 de 2021), com a finalidade de ampliação do Colégio Militar Tiradentes, administrado pela Polícia Militar (PMMG). Além disso, foram votados: projeto que reajusta pagamentos de horas/aula de educadores físicos (Projeto de Lei nº 200 de 2021); e proposta que cria o Centro de Apoio Municipal à Mulher Vítima de Violência Doméstica – CAMM-VD (Projeto de Lei nº 199 de 2021) e dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal das Associações de Moradores de Bairros e dos Distritos do Município de Araguari (Projeto de Lei nº 205 de 2021). As três propostas foram aprovadas por unanimidade.

A aprovação do projeto que cria o Centro de Apoio Municipal à Mulher Vítima de Violência Doméstica foi extensamente elogiada pelos vereadores, especialmente os da chamada ‘bancada feminina’ da Câmara de Araguari. Outros edis também se manifestaram, rendendo elogios ao secretário municipal Paulo Apóstolo, dando também destaque ao Legislativo, que atuou por meio de requerimentos e audiências públicas. De fato, a aprovação do projeto é um marco no âmbito dos direitos das mulheres em Araguari, que agora têm mais uma ferramenta para buscar auxílio em casos de agressões e violência.

Títulos e diplomas de honra ao mérito apresentados pelos próprios edis, também foram colocados em pauta e aprovados em plenário durante a sessão.

Durante as falas dos vereadores em suas apresentações de solicitações, Eunice Mendes (PSB) enviou requerimento à Superintendência de Água e Esgoto (SAE Araguari) sugerindo que a autarquia modernize e atualize seus meios de receber pagamentos. A parlamentar solicita que a SAE implemente uma modalidade em que o contribuinte consiga pagar débitos com cartão de crédito, uma vez que praticamente todos os setores, atualmente, já utilizam essa função. “Isso ajudaria, inclusive, a sanar a situação de déficit financeira que a SAE tem enfrentado”, ponderou Eunice.

O vereador Tiãozinho do Sindicato (PSL), conhecido pela militância em favor dos direitos dos servidores públicos municipais, voltou a defender a classe. “Havendo o pagamento de incentivo financeiro [por parte da administração], gostaria que fossem incluídos também os agentes de endemias. Eles trabalharam durante período crítico e agora retornam a suas funções. Se for pagar [o incentivo], tem que incluir os agentes”, disse Tiãozinho.

Todos os vereadores presentes tiveram oportunidade de apresentar seus requerimentos e fazer uso da palavra durante a sessão, que pode ser assistida na íntegra através das redes sociais da Câmara Municipal de Araguari.

A próxima sessão ordinária, última do mês de novembro deste ano, está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: