Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Serviços Urbanos faz limpeza de áreas verdes e notifica proprietários de terrenos

qua, 8 de fevereiro de 2017 05:16

Da Redação

Vários animais peçonhentos têm sido encontrados nos locais

A secretaria de Serviços Urbanos está realizando a limpeza de áreas verdes da prefeitura e notificando proprietários de terrenos que não estão recebendo manutenção. Durante a limpeza dos locais, diversos animais peçonhentos têm sido encontrados, principalmente cobras.

Moradores que encontrarem animais peçonhentos nas residências devem acionar o Corpo de Bombeiros, secretarias de Serviços Urbanos ou de Meio Ambiente

Moradores que encontrarem animais peçonhentos nas residências devem acionar o Corpo de Bombeiros, secretarias de Serviços Urbanos ou de Meio Ambiente

 

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, a equipe iniciou o trabalho nas áreas verdes do município. “Durante a limpeza, encontramos muitos animas peçonhentos, principalmente cobras e de várias espécies. Estamos fazendo o trabalho no bairro Novo Horizonte e nos residenciais Bela Suíça, Portal de Fátima e Monte Moriá. Em todos esses locais encontramos esse tipo de animal”.

O secretário afirma que a presença dos animais é consequência da falta de limpeza nos terrenos. “Eles estão sendo encontrados nas áreas verdes, nos terrenos privados nos quais os proprietários não realizam a manutenção e também nos lotes utilizados para depósito de lixo”.

Os proprietários dos terrenos abandonados estão sendo notificados pela secretaria e recebem um prazo para que a manutenção seja feita. “Notificamos mais de 280 proprietários e uns 40 concluíram a limpeza dos lotes. Caso não cumpram no prazo, a secretaria realizará a manutenção, fará o orçamento e o valor será lançado na dívida ativa do cidadão”. Conforme a Lei 1638 do Código de Postura do município, a limpeza é de responsabilidades dos proprietários e o não cumprimento da lei pode gerar multa que varia entre 20 e 60% do salário mínimo.

Segundo o secretário, os animais tentam escapar durante a limpeza dos terrenos. “Quando os proprietários forem realizar a limpeza, é preciso ter cuidado. Caso os moradores próximos localizem esses animais em suas residências, basta acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou entrar em contato com a secretaria de Serviços Urbanos (3690-3181) ou Meio Ambiente (3690-3115), que tomaremos providências para que o animal seja capturado e encaminhado ao local correto”.

Cândido Costa ressalta que no período chuvoso a situação de limpeza dos terrenos é mais complicada. “Nessa época de chuvas o mato cresce mais rápido, então, pedimos para que a população tenha paciência. Estamos tendo um resultado bastante positivo nas áreas verdes e também em terrenos particulares”.

Em relação aos resíduos sólidos depositados em terrenos, os moradores podem descartar gratuitamente nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) localizadas nos bairros Brasília, Chancia, Fátima, Flamboyant, Sibipiruna e Novo Horizonte. As unidades estão em funcionamento, porém, não recebem lixo doméstico, eletroeletrônicos defeituosos, resíduos industriais, de serviços de saúde ou animais mortos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: