Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Serviços eleitorais continuam suspensos durante pandemia

qui, 30 de abril de 2020 08:04

Da Redação

 

Diante do período de isolamento social praticado no município nas últimas semanas, vários setores além dos empreendimentos comerciais e industriais, também foram paralisados. Órgãos públicos tiveram as atividades suspensas, ou estão realizando atendimentos apenas mediante agendamento.

Biometria é suspensa para as eleições deste ano mediante pandemia da covid-19

Biometria é suspensa para as eleições deste ano mediante pandemia da covid-19

É o caso da 16ª Zona Eleitoral em Araguari. Em entrevista anterior à reportagem, o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, disse que o departamento estava sim realizando atendimentos para aqueles que haviam marcado um horário, contudo, nem todos os serviços estariam disponíveis no momento. A medida foi citada em nota publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), informando sobre a prorrogação por tempo indeterminado da suspensão do expediente presencial em todos os cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor e unidade da Secretaria.

A informação é de que os processos que tramitam em meio físico continuam suspensos enquanto durar o trabalho remoto. No que se refere aos processos em todos os graus de jurisdição da Justiça Eleitoral que tramitam em meio eletrônico, estes terão os prazos retomados conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do dia 4 de maio, sendo vedados os atos presenciais.

O referido atendimento eletrônico ao cidadão compete àqueles que necessitarem de alguns serviços eleitorais neste período. As ações virtuais visam contemplar a retirada do primeiro Título de Eleitor (alistamento eleitoral), transferência para outro município, regularização de inscrição cancelada, mudança de zona eleitoral em caso de necessidade justificada e, alteração de dados indispensáveis para a expedição de documentos.

O procedimento deve ser realizado após o preenchimento de um formulário “Título Net”, disponível no site do TRE mediante anexo das imagens dos documentos pessoais. O eleitor deve preencher corretamente os campos solicitados e sem o uso de abreviaturas. Também devem ser incluídas as cópias digitais do documento oficial de identificação, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência recente, fotografia do próprio rosto ao lado do documento de identificação e, no caso dos homens, certificado de quitação do serviço militar.

Neste sentido, também é válido destacar sore o cadastramento biométrico, que teria o prazo final marcado para a próxima quarta-feira, 6 de maio, entretanto a ação está suspensa em todo o território mineiro por tempo indeterminado. “Quem ainda não fez a biometria não tem problema, será possível participar normalmente das próximas eleições”, destacou Fernando Guetti.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: