Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Serviços das UBS’s Portal dos Ipês, Millenium e Bela Suíça é terceirizado pela prefeitura

qua, 12 de julho de 2023 08:04

Da Redação

As UBS’s Portal dos Ipês e Bela Suíça são tipo II

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). A finalidade desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde dos cidadãos, sem que seja preciso o encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Em uma UBS, a população pode: ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento associados à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; fazer curativos; fazer inalações; tomar vacinas; coletar exames laboratoriais; ter tratamento odontológico; receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Sabendo da importância da manutenção de um Sistema Único de Saúde eficiente, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde abriu Processos Licitatórios para a terceirização dos serviços das Unidades Básicas de Saúde Portal dos Ipês, Millenium e Bela Suíça. Essa decisão visa complementar as equipes da gestão pública de forma simplificada.

Dentre as vantagens da terceirização de serviços públicos, estão: melhoria das operações, qualidade, otimização do tempo da equipe, produtividade, economia e redução de custos.

Vale destacar que, as UBS’s Portal dos Ipês e Bela Suíça são tipo II. A UBS Bela Suíça comportará duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, onde cada uma poderá atender, em média, 3000 pessoas. Essas equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos e equipe de apoio operacional.

Além disso, a unidade contará com: salas para atendimentos médicos e de enfermagem, sala de vacina, consultórios odontológicos, farmácia e salas para apoio administrativo e operacional.

“Assim que terminar o processo, a UBS Portal dos Ipês começa a funcionar. A UBS Bela Suíça está em construção e a UBS Millenium será licitada novamente, pois a empresa abandonou a obra”, disse a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.

3 Comentários

Deixe seu comentário: