Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

“Semana Florestal” tem início com atividade de reconhecimento de árvores do cerrado

ter, 22 de setembro de 2015 08:07

por Stella Vieira

Ações ambientais acontecem até quinta-feira, 24

A “Semana Florestal” teve início nessa segunda-feira, 21 (Dia da Árvore), com um trabalho de campo realizado no Condomínio das Araras (rodovia MG-414). Os estudantes da Escola Municipal “Dr. Arcino Santos Laureano” (CAIC) puderam participar de uma atividade de reconhecimento de árvores do cerrado.

Alunos do 7º e 9º ano puderam conhecer árvores nativas e frutíferas do cerrado

Alunos do 7º e 9º ano puderam conhecer árvores nativas e frutíferas do cerrado

 

De acordo com a diretora da escola, Sirley Maria de Oliveira, a atividade foi bastante proveitosa. “Foi uma aula excelente. Antes de começarmos as atividades, os meninos receberam diversas explicações. Durante o momento, os responsáveis explicaram os tipos de árvore, os nomes e características de cada uma, além de diversas curiosidades. Até nós aprendemos”.

A diretora conta que os jovens, entre 12 e 14 anos (7º e 9º ano), demonstraram bastante interesse na atividade. “Eles fizeram muitas perguntas e aprenderam bastante com o biólogo. Penso que todos os estudantes deveriam ter essa oportunidade de conscientização”.

Segundo a diretora, a atividade foi um pontapé inicial para os estudos de preservação do meio ambiente. “Ficamos encantados com a ação. Vamos continuar esse trabalho de valorização e conscientização, principalmente em relação às queimadas, que tem devastado nosso cerrado e tirado os animais de seu habitat natural. Quanto mais preservarmos, melhor será o nosso futuro”.

O comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, segundo-tenente Alisson Cassimiro dos Santos, ressalta que é importante transmitir esse conhecimento aos estudantes. “Hoje, os jovens perderam o contato com a natureza, então, é importante que eles tenham essa interação com as árvores nativas e frutíferas do cerrado e passem a entender a importância que elas têm em nossas vidas”.

Nessa terça-feira, 22, será promovida uma visita em uma área rural queimada e desmatada ilegalmente, no Alto São João. A ação conta com a presença dos estudantes dos Centros Educacionais Municipais “Papa João XXIII” e “Rosa Mameri Rade”. “Eles poderão verificar como está acontecendo a recuperação dessa área degradada e aprender mais sobre a importância da preservação de áreas ambientais para os seres humanos”.

Além disso, também será ressaltada a importância para os animais. “Muitos têm vindo para a área urbana, porque a área destinada a eles está sendo degrada e dominada pelos seres humanos. Esse ano houve casos na região de onça, lagarto Teiú, quati e porco espinho, encontrados na cidade e isso tem se tornado cada vez mais comum”.

O comandante acrescenta que o foco das ações da “Semana Florestal” são os estudantes. “Esses jovens estão em fase de desenvolvimento cognitivo e têm uma receptividade maior aos temas do que os adultos e idosos, que geralmente possuem uma opinião formada. Dessa maneira é mais fácil trabalhar a preservação e conscientização em relação ao meio ambiente”.

Programação “Semana Florestal”

O evento conta ainda com uma blitz educativa, que acontecerá no dia 23, a partir das 8h30, na praça dos Ferroviários, com a presença dos estudantes do CEM João Pedreiro. Durante a quinta-feira, 24, a partir das 10h, os alunos do CEM Maria de Fátima Oliveira Moraes realizarão uma visita ao Parque da Mata do Desamparo, que é uma área ambiental recuperada.

O evento acontece em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros, 53º Batalhão de Polícia Militar, WM Meio Ambiente e Reflorestamento, secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; Gabinete e Governo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: