Terça-feira, 31 de Março de 2026 Fazer o Login

Semana do Bombeiro Militar 2016 tem programação variada em Araguari

ter, 28 de junho de 2016 05:23

por Talita Gonçalves

Protegendo a vida, o meio ambiente e o patrimônio, os bombeiros servem a sociedade atuando em várias frentes, como prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento em acidentes e outros tipos de catástrofes, contribuindo para o desenvolvimento do Estado. No dia 2 de julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro, e por esta razão, quartéis de todo o país preparam diversas atividades alusivas à data e em Araguari não é diferente.

A Semana do Bombeiro Militar 2016 começou ontem. A primeira ação prevista pelo Corpo de Bombeiros do município consistiu em visitar algumas pessoas que foram socorridas em ocorrências de destaque no ano passado.

Bombeiros atuam principalmente no resgate de vítimas e combate a incêndios

Bombeiros atuam principalmente no resgate de vítimas e combate a incêndios

 

Nesta terça-feira, 28, tem início um campeonato de peteca entre os bombeiros. “Além de fazer a parte operacional, que é o nosso treinamento principal, vamos promover uma competição entre as alas como forma de descontração. Muitos batalhões em várias partes do país fazem uma semana comemorativa com festividades, competições e descontrações justamente para que esta data seja lembrada e não passe em branco,” explica o subtenente Lucenildo Batista, do setor de Comunicação.

Na quarta-feira, 29, será realizada a partida final da peteca e à tarde, um torneio de futebol envolvendo o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Araguari.

Na quinta-feira, 30, quatro equipes com quatro militares disputam o título “bombeiro de aço” em atividades operacionais que fazem parte do dia-a-dia, como arrastamento de veículo com vítima dentro, salvamento, imobilização e transporte na viatura; combate à incêndio, com deslocamento até o caminhão, simulação de acidente envolvendo um companheiro e até habilidades para fazer tipos de nó diferentes, como uma cadeira de corda, manobras utilizadas para retirada de vítimas.

Uma solenidade será realizada na sexta-feira, 1º de julho, no auditório da CDL a partir das 9h. Na ocasião, serão entregues certificado para militares que subiram de patente e também para empresas que apoiam as ações da corporação.

A Semana do Bombeiro Militar encerra-se no domingo à noite, 3 de julho, com a missa na igreja da Matriz dedicada aos profissionais.

O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado em 2 de julho porque, neste dia, o imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, no ano de 1856. Por essa iniciativa, o imperador tornou-se o patrono da corporação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: