Segurança no Natal: Bombeiros alertam sobre o risco ao colocar os enfeites
qua, 3 de dezembro de 2025 08:00Da Redação

Legenda: Em algumas residências, é possível observar os enfeites com tomadas protegidas por sacolinhas plásticas.
Com a chegada do período natalino, aumenta o uso de enfeites, luzes decorativas e extensões elétricas nas residências e estabelecimentos comerciais. A 2ª Companhia de Bombeiros reforça a importância de adotar medidas simples, porém essenciais, para garantir uma decoração bonita e, acima de tudo, segura.
Antes de instalar qualquer iluminação, verifique se os fios estão em boas condições, sem partes descascadas ou sinais de aquecimento. Utilize sempre produtos certificados e evite sobrecarregar tomadas com múltiplos adaptadores ou extensões. Ao montar a árvore de Natal, mantenha-a distante de cortinas, sofás e outros materiais inflamáveis, reduzindo o risco de incêndio caso ocorra um curto-circuito.
Ao decorar áreas externas, a orientação é para certificar-se de que os enfeites e lâmpadas são próprios para ambientes ao ar livre e que estão protegidos da chuva. Nunca deixe luzes ligadas durante a noite ou quando não houver ninguém em casa. Além disso, redobre a atenção ao utilizar escadas para instalar enfeites em locais altos, garantindo firmeza e evitando quedas.
A 2ª Companhia de Bombeiros orienta que, ao perceber qualquer sinal de cheiro de queimado, faíscas ou funcionamento irregular, todo material deve ser desligado de forma imediata e procurar ajuda técnica. Com cuidados simples e responsabilidade, é possível celebrar o Natal com segurança e tranquilidade.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Atingidos pelas chuvas terão restituição ter, 3 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados e Feirantes unem forças para modernizar e alavancar a Feira Livre Municipal ter, 3 de março de 2026
- Maria da Penha Itinerante capacita advogados para atuação em casos de violência doméstica ter, 3 de março de 2026
- FCA confirmou favoritismo e Carlos Victor fez a diferença para a OAB ter, 3 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE MARÇO ter, 3 de março de 2026
- RADAR – 3 DE MARÇO ter, 3 de março de 2026
- A 2ª rodada acontece na noite de hoje e marca um duelo importante entre o Ela/Nasa e o Atlético ter, 3 de março de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico celebra a história da Banda Alício Miranda na 15ª Noite Mineira ter, 3 de março de 2026
- A competição foi aberta ontem e tem jogos importantes na noite de hoje ter, 3 de março de 2026
- Nota Fiscal Mineira realiza cinco sorteios e distribui quase R$ 500 mil em março ter, 3 de março de 2026
> > Veja mais notícias...