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Secretário esclarece dúvidas sobre serviço de iluminação pública

ter, 24 de março de 2015 00:22

reunião 2STELLA VIEIRA – A secretaria de Gabinete realizou nessa segunda-feira, 23, uma reunião voltada aos vereadores e imprensa para esclarecer dúvidas sobre o serviço de iluminação pública. Durante o encontro, o secretário de Obras Odon de Queiroz Naves, esclareceu quanto aos reparos de responsabilidade da prefeitura e outros que ainda são de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O encontro (foto) contou com a presença do secretário de Gabinete Thiago Araújo; secretário de Obras; gerente de contratos da empresa Remo Engenharia, Robson Ricardo Carderoli; gerente de operação da empresa Remo Engenharias, Miguel Arcanjo Lopes; agente de relacionamentos com o poder público da Cemig, Marcos Paulo Martins de Rezende e a assistente de iluminação pública Beatriz Fernandes Passos.

De acordo com o secretário de Obras, a reunião foi promovida devido aos questionamentos e dúvidas da população, vereadores e imprensa em relação à iluminação pública.No início desse mês, os vereadores criticaram o serviço prestado pela prefeitura e a funcionalidade do sistema disponibilizado através do número 0800-0311514, que é utilizado pelos cidadãos para solicitações, reclamações e sugestões. Odon Naves afirmou que o serviço está funcionando normalmente. “Temos uma demanda de ligações e o atendimento tem sido efetivo. Algumas vezes as pessoas encontram dificuldades para ligar, mas é um problema da operadora. O 0800 funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h”.

Os vereadores também questionaram a manutenção dos postes, apontando que vários pontos de iluminação pública estão aguardando reparos. O secretário ressaltou que a manutenção é realizada todos os dias e que a demanda tem diminuído bastante. “Reduzimos o tempo de espera para a manutenção, que era de cinco dias úteis e passou para 72h, sendo que, algumas solicitações são atendidas em até 24h”.

A municipalização dos serviços de iluminação pública ocorreu em janeiro e, desde a assinatura de contrato com a empresa Remo Engenharia, foram registradas 841 solicitações. Dessas, apenas 82 estão pendentes, sendo que 22 foram solicitadas pela população e 60 identificadas pelo serviço de ronda preventivo. A ronda é realizada por um funcionário e a manutenção dos pontos é feita por oito funcionários, divididos em quatro equipes. “O município foi dividido em quatro setores e os mecanismos de ronda noturnos foram ampliados. Os munícipes não faziam solicitações de alguns pontos do município, como em avenidas e praças, ou seja, vias de grande fluxo”.

O secretário acrescentou que os 16.200 pontos de iluminação serão mapeados e numerados, para facilitar o serviço de identificação da empresa e ressaltou que alguns serviços ainda são prestados pela Cemig. “A empresa continua responsável pela ligação de energia, extensão de rede, problemas de curto na rede, falta de energia, fios arrebentados, batidas de veículos em postes, podas de árvores e troca de transformadores”.

Em relação ao valor de reajustes, os moradores que consomem até 60Kwh estarão isentos do pagamento da taxa; de 61 a 100 Kwh, não haverá aumento; de 101 a 200Kwh, haverá aumento de R$ 3,46; de 201 a 400Kwh, haverá aumento de R$ 4,56; e acima de 401Kwh, o aumento será de R$ 11,40. A previsão de arrecadação do município será entre R$ 470 e R$ 480 mil por mês, considerando uma inadimplência média de 20%. Desse valor, cerca de R$ 300 mil serão encaminhados para a Cemig, e o restante investido na manutenção da iluminação e investimentos em tecnológica e expansão da rede de iluminação pública.

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