Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretário de Saúde anuncia primeiro mutirão contra a dengue e melhorias no atendimento da Upa

qua, 18 de janeiro de 2017 05:34

Da Redação

Segundo o titular da pasta, prédio que abrigava o Pronto-Socorro sediará a secretaria de Saúde e um ambulatório médico.

Nesta terça-feira, 17, o prefeito Marcos Coelho (PMDB) e o secretário de Saúde João Batista Arantes concederam informações sobre mutirão contra a Dengue, a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e questões ligadas ao prédio que abrigava o Pronto-Socorro.

Conforme informações do secretário, que tem vasta experiência na área da saúde, um dos principais objetivos no início de governo é o combate ao foco do mosquito da dengue.

Representantes municipais anunciam prioridades iniciais na área da saúde

Representantes municipais anunciam prioridades iniciais na área da saúde

 

“Se o morador não fizer o dever de casa, não cuidar bem da sua residência, do seu quintal, da caixa d’ água, das calhas e de vasilhames com água parada nós corremos o risco de espalhar o mosquito Aedes Aegypti que está desafiando o Brasil. E nós não podemos perder uma guerra para um mosquito”, destacou.

A secretaria de Saúde realizará o primeiro mutirão neste sábado, 21, a partir das 8h, no bairro Novo Horizonte contado com a colaboração do 2° Batalhão Ferroviário e de outras secretarias municipais que irão fornecer veículos e servidores.

“A nossa preocupação é de que este morador não acumule lixo nos próximos meses, e portanto também será feito trabalho de conscientização. Os cuidados e o controle devem ser constantes porque se resolvermos este problema nós vamos impedir não só a dengue, mas a Chikungunya, zika vírus e a febre amarela”, afirmou.

Sobre a UPA, o secretário elogiou a construção da unidade e anunciou a contratação de mais um profissional para não sobrecarregar os atendimentos.

“A administração da UPA foi terceirizada, mas ela segue a norma nacional. Alguns questionamentos foram feitos em relação à demora no atendimento, por isso, a curto prazo tomamos a iniciativa de ampliar o serviço por meio da contratação de mais um médico, disponibilizado na semana passada”, esclareceu.

O trabalho será promovido até que as Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros, sejam reestruturadas.

Prédio do Pronto-Socorro

O secretário afirmou que não irá reabrir o Pronto-Socorro devido a qualidade de serviços prestados pela UPA. “Estamos pagando valor muito alto de alugueis e o prefeito pediu para que reduzíssemos os custos nesta área. Portanto, conforme estudo que está sendo feito, o espaço abrigará a secretaria de Saúde. Não se pode mexer na estrutura física do prédio, então será feita apenas a limpeza”, informou.

No mesmo local será viabilizado um ambulatório semelhante a uma unidade de saúde que terá um médico sem agenda fixa. “Não vai ter consulta marcada. O paciente que precisa de um atestado ou receita não precisará pegar fila. Isso vai diminuir o número de atendimentos na UPA”, argumentou.

A nova gestão irá promover estudo que tem o objetivo de deslocar profissionais de acordo com a demanda de cada posto de saúde.

1 Comentário

  1. Anonimo disse:

    A UPA já presta um excelente serviço de atendimento de urgência e emergência, as UBSF também estão atendendo a população, o Ambulatório do IMEPAC também auxilia na prestação de atendimentos de consultas médicas em várias especialidades. Excelente atitude usar o prédio para abrigar a Secretaria de Saúde, sai do aluguel e utiliza patrimonio próprio, (com médico para atender).

Deixe seu comentário: