Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretário de Saúde afirma que Araguari não comporta duas unidades de pronto atendimento

qua, 3 de maio de 2017 05:59

por Tatiana Oliveira

À convite do Legislativo, secretário foi ao plenário fazer esclarecimentos sobre problemas apontados no sistema de saúde da cidade

Atendendo convite do vereador Sebastião Joaquim Vieira (PRP), o secretário de Saúde João Batista Arantes da Silva esteve na Câmara Municipal nessa terça-feira, 2, para prestar esclarecimentos. O edil iniciou suas indagações com a questão da alteração da carga horária dos funcionários da área. “Nós estamos aguardando, pois entendemos que não é uma decisão jurídica, é uma decisão política. No momento em que foi votado o retorno de 30 para 40h semanais, acreditamos que a melhor maneira seria manter aqueles funcionários que estavam trabalhando. No entendimento da secretaria de Saúde, precisamos ter os postos de saúde funcionando o dia todo”, explicou o secretário.

Secretário afirma que a cidade não comporta duas unidades de pronto atendimento

Secretário afirma que a cidade não comporta duas unidades de pronto atendimento

 

Ao ser indagado sobre a promessa de abertura do Pronto Socorro no prédio do antigo Hospital Municipal, o secretário disse ao edil que a cidade não comporta dois PS e o local será utilizado para outros fins. “A manutenção da Upa é uma dificuldade financeira grande; é um valor alto. É impossível o município ter duas unidades de pronto atendimento funcionando durante 24h. Vamos levar a secretaria de Saúde para lá e abrir uma unidade no mesmo prédio. Assim economizaremos com o aluguel”, diz.

Durante sua fala, o secretário de Saúde afirmou que depende do primeiro quadrimestre do ano para fazer um planejamento financeiro a longo prazo no município. “Estávamos esperando esses primeiros quatro meses para ver qual seria a repercussão da folha de pessoal. Temos como receita hoje para a saúde o IPVA, IPTU e imposto de renda, o restante são as transferências dos governos. Esses repasses estaduais e federais estão variando muito, então não podemos contar com eles”. Segundo ele, dentro de duas semanas terá o impacto financeiro do município em mãos.

O vereador do PRP também questionou sobre quais providências serão tomadas após descredenciamento do município da AMVAP. “Vários pacientes dependiam do transporte para fazer seus tratamentos, eu queria saber o que será feito de agora em diante”, indaga. O secretário afirmou que o transporte está sendo providenciado. “O que nós vamos fazer é contratar duas vans para complementar esse atendimento em outras cidades. Esse contrato foi autorizado”, diz.

O secretário também esclareceu sobre a falta de leitos para internação. “O problema é que a UFU recebia um número bem maior de pacientes no passado e nesse começo de ano não conseguimos mandar os pacientes para lá. Nós estamos tentando restaurar o convênio com o Santo Antônio, mas para isso precisamos pagar um débito que está atrasado”.

Outro ponto levantado pelo secretário a ser resolvido pela atual gestão refere-se aos exames. “Nós vamos fazer nessa semana, no máximo semana que vem o credenciamento dos laboratórios, unidades, clínicas e profissionais especializados para poder suprir a demanda de alguns”. Em relação aos concursados, o secretário disse que sem o impacto financeiro em mãos não é possível prever quando serão convocados.

6 Comentários

  1. RAQUEL IRIS FERREIRA PRADO disse:

    QUE COISA TODOS SABEMOS QUE QUE A VERBA PARA PAGAR OS FUNCIONÁRIOS DOS PSFS E UBSS VEM DO SUS E NÃO DEPENDE DE DINHEIRO DA PREFEITURA , E OUTRA O HOSPITAL SANTO ANTONIO TEVE O QUE ERA CHAMADO DE UTI FECHADO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM 2015 POIS UMA UTI DEVE TER UM MEDICO PLANTONISTA E UM ENFERMEIRO 24 HORAS E O HOSPITAL NUNCA TEVE ISTO . MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO VAI SER ENROLADA .

  2. Cezar disse:

    Aquele prédio não estava caindo??? Da outra vez que o Marcão era prefeito, fizeram todo estardalhaço com isso, trouxeram televisão de Uberlândia que só mostra noticias ruins de Araguari, e disseram que Profissionais da UFU constataram que ia cair. Agora poderá economizar alugueis ocupando o imóvel. Vai cair ou não vai cair??? ou diziam isso só para não manter o hospital municipal funcionando????

  3. carlos disse:

    ata quer dizer que a cidade com quase 150 mil habitantes nao pode ter um pronto socorro e um upa era bom desafogaria bem a cidade ta grande sim amigo ate que uma anbulancia vai pega um paciente e vai a upa vejamos seja rodovia br 050 o pronto socorro e mais proximo a br ja rodovia sentido caldas novas a upa e mais proximo salvaria muito mais vidas garanto que o ministerio da saude concordaria com isto e pior que a cidade da mau vista la por causa do desvio de verbas deste hospital este elefante branco que nossa cidade erdou de administraçoes anteriores e folgo e o sr secretario ja mudou de ituiutaba para araguari perguntar nao ofende

  4. ! disse:

    Tenho vergonha dessa cambada de político sujo que está administrando a cidade de Araguari! Essa gestão política não consegue se quer, manter os PSF atendendo os bairros! O que foi construído no Bairro Goias Parte Alta, na entrada do Bairro São Sebastião está ABANDONADO… O mato tomou conta… não estava servindo de nada para a população… quem quiser confirmar é só ir la ver o caos… E olha que o vice prefeito é um médico, e prometeram melhorias e ate agora nada.

  5. pc disse:

    É uma vergonha a cidade daqui a pouco esta com 200 mil habitantes e com apenas um pronto socorro pura falta de sensibilidade de nossos políticos, demagogicos que ainda dizem que são araguarinos.

  6. Vinicius disse:

    Está faltando pessoas bem formadas para administrar nossa cidade. Temos que lembrar de olhar o currículo e o passado dessas pessoas que se candidatam à cargos públicos, pois a maioria não sabe nem ler nem escrever. Nada contra, mas quando pessoas sem capacidade assumem cargos na administração, elas não saberão administrar e tomar as melhores decisões.

Deixe seu comentário: