Secretaria Municipal de Saúde atualiza situação dos casos de Covid-19
qua, 22 de janeiro de 2025 08:03Da Redação
A Covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, altamente transmissível e grave. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias expelidas ao espirrar, tossir ou falar, e também por contato com superfícies contaminadas.
Os sintomas variam de 1 a 14 dias após o contato com o vírus, sendo os mais comuns febre, tosse seca e cansaço. Sintomas graves incluem falta de ar, dor no peito e febre alta. Aproximadamente 80% dos casos se recuperam sem hospitalização, mas 15% necessitam de oxigênio e 5%
cuidados intensivos. Complicações graves podem levar à morte.
A prevenção inclui cobrir a boca e o nariz ao tossir, evitar contato físico, manter a distância de 1 metro, lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações.
No dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba confirmou o primeiro óbito por Covid-19 em 2025. Com isso Uberaba registra 1706 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, o óbito registrado neste ano foi de uma mulher de 89 anos, que estava internada em um hospital particular há um dia e apresentava comorbidades. Ainda conforme a pasta, entre os dias 12 e 18 de janeiro, em uma semana a cidade confirmou 63 novos casos e tem 65 casos ativos, em tratamento. No total, nesses quase cinco anos, Uberaba teve 130.891 casos confirmados, sendo que 129.120 pessoas foram recuperadas.
Vale ressaltar que, entre os dias 12 e 18 de janeiro, a rede pública de saúde atendeu 320 pessoas com síndrome gripal, realizando testes em 189 pacientes. Desses exames, 52 apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Outras 144 pessoas não foram submetidas a testes.
Alguns estudos sugerem que, em 2025, a Covid-19 apresenta uma forma mais leve, com sintomas como perda de olfato e paladar se tornando menos comuns. Essa percepção é observada globalmente.
“Neste momento, estamos observando níveis muito baixos de pessoas com a forma grave da doença”, afirmou o professor Peter Chin – Hong, da Divisão de Saúde de Doenças Infecciosas da Universidade da Califórnia em São Francisco.
Embora algumas pessoas ainda sejam hospitalizadas e venham a falecer, o professor acredita que a grande maioria dos pacientes será assintomática ou apresentará apenas um resfriado leve, que pode ser confundido com alergias sazonais, como as causadas pelo pólen. Indivíduos imunocomprometidos continuam sendo mais vulneráveis, mas o principal fator de risco para formas graves da doença, segundo Chin-Hong, é a faixa etária, especialmente pessoas com 75 anos ou mais.
Ontem, 21, a reportagem da Gazeta conversou com a secretária de Saúde de Araguari, Thereza Christina Griep, para saber como estão os casos de Covid no município. “Temos poucos casos específicos e recebemos hoje um novo lote de vacinas”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, a vacina Pfizer pediátrica está sendo distribuída para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, enquanto a vacina Serum Zalika está sendo destinada para pessoas com mais de 12 anos. “Recebemos poucas doses da Pfizer pediátrica; conforme as doses forem chegando, iremos distribuí-las para todos”, concluiu Thereza Christina Griep.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agronegócio mineiro cresce ter, 16 de dezembro de 2025
- Polícia Militar reforça segurança dentro do período de Natal sem ocorrências de destaque ter, 16 de dezembro de 2025
- Supercopa dos Campeões – A.A.A. Resgate ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau – JAC Veículos ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Mineiro Fut7 – Araguari Fut7 ter, 16 de dezembro de 2025
- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR REALIZA A 14ª EDIÇÃO DO “NATAL DO AMOR” EM ARAGUARI ter, 16 de dezembro de 2025
- Araguari recebe no próximo fim de semana encenação do Caso dos Irmãos Naves ter, 16 de dezembro de 2025
- RADAR -16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- Copinha Sub-17 de Futsal LAFS – Olé F.A ter, 16 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
