Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria disponibiliza agendamento para castração gratuita de cães e gatos

seg, 24 de agosto de 2020 15:53

Da Redação

É comum o uso de medicamentos injetáveis para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem, no entanto, a prática traz riscos à saúde do animal

É comum o uso de medicamentos injetáveis para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem, no entanto, a prática traz riscos à saúde do animal

Os veterinários são unânimes em afirmar que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. No entanto, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação. Pensando nisso, a administração municipal irá disponibilizar este serviço gratuitamente aos tutores do município. A ação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário Fabrízio Martins, as pessoas ainda têm dificuldades em reconhecer que a castração de animais é um ato de amor, mas essa atitude contribui para que o pet tenha uma vida mais saudável, além de ajudar a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem um lar. “A maioria dos animais são criados com acesso livre a rua e são nesses passeios que a população de animais errantes vem aumentando na cidade. Então, a única e eficaz maneira de não permitir que isso aconteça é castrando seu animal”, explicou.

Em muitos casos, o secretário ressaltou que é comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método: o medicamento é vendido sem prescrição médica e, não raro, acaba sendo administrado quando a fêmea já está prenhe, induzindo à morte fetal e colocando em risco a vida da cadela ou gata.

“Vemos alguns tutores utilizando o uso de contraceptivos de forma indevida, mas o que a maioria não sabe é que esse método aumenta o risco de câncer e infecções. Assim, estamos nos mobilizando para que a castração seja feita corretamente e, para isso, contamos com uma equipe qualificada e o Castramóvel, que foi disponibilizado pela prefeitura, visando garantir que o procedimento seja feito de forma adequada, indolor e eficiente”, disse.

Desta forma, as pessoas que tiverem interesse devem agendar a avaliação clínica antes da cirurgia. O período de cadastro se estende até 4 de setembro, sendo das 9 às 17h, na praça do CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificados que fica localizado no residencial Monte Moriá. Conforme o cronograma da secretaria, as castrações serão realizadas nos dias 5 e 6 de setembro, também na praça do CEU.

Cabe ressaltar que a cirurgia pode ser feita a partir de 90 dias de idade nos cães e 60 dias nos gatos (previsto em lei).  A castração, no entanto, nem sempre é indicada para animais com idade mais avançada o que será verificado durante o atendimento ao animal. A prefeitura informou ainda que, através da secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, continua realizando a operação de recolhimento de animais soltos em vias públicas da cidade.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos Cândido Arruda, muitos tutores trabalham durante o dia com os animais e a noite não tem um lugar para guarda-los e acabam deixando eles soltos nas ruas. “É uma situação muito complicada, pois o recolhimento é feito pelos nossos colaboradores somente durante o dia em horário de expediente da prefeitura”, explicou o secretário, que ressaltou ainda a importância da população fazer denúncias para auxiliar o trabalho da pasta. Assim, as informações sobre animais soltos em vias públicas podem ser encaminhadas pelo telefone (34) 99905 8997.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: