Sexta-feira, 13 de Março de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Saúde promove Semana da Saúde Bucal

qui, 23 de outubro de 2014 13:24
Cerca de 700 agentes comunitários participarão de um
curso de capacitação para orientar as famílias
O evento contempla palestras e minicursos de capacitação e atualização às equipes de saúde bucal do município. Foto: Secom

O evento contempla palestras e minicursos de capacitação e atualização às equipes de saúde bucal do município.
Foto: Secom

DA REDAÇÃO (com assessoria) – A Semana da Saúde Bucal, promovida pela secretaria de Saúde, teve início nessa segunda-feira, 20, com uma palestra em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista (25/10), que ocorreu no auditório Cícero Diniz. A semana acontece em parceria com o Conselho Regional de Odontologia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contemplando palestras e minicursos de capacitação e atualização às equipes de saúde bucal do município.

Durante a abertura, a odontóloga e secretária de Governo, Rosângela Paniago, mencionou os avanços que Uberlândia conquistou em prol da assistência odontológica. “Nossa cidade está dentro do Programa Brasil Sorridente, favorecendo aos cidadãos dentro da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e dando a oportunidade de se consultarem com um dentista e terem acesso a tratamentos ortodônticos, melhorando o atendimento à saúde bucal e oferecendo mais qualidade de vida à população”.

A secretária acrescentou que, na próxima segunda-feira, 27, cerca de 700 agentes comunitários participarão de um curso de capacitação oferecido pela Empresa Colgate, para orientarem as famílias em relação às boas praticas da higiene das mãos e higiene bucal. Os participantes receberão também kits que contém material pedagógico: uma bolsa, um manual de orientação, uma macro arcada (bocão) e uma escova para demonstração de técnica de escovação.

O coordenador do programa de Saúde Bucal, Cássio Alves, afirmou que é uma semana para se comemorar. “Ampliamos nosso atendimento especializado. Trinta dos 77 consultórios odontológicos da rede municipal receberam equipamentos novos. Além disso, foram instalados cinco novos consultórios na cidade, ampliando, dessa forma, o acesso à saúde bucal da população nos bairros. Com isso, atualmente são 82 consultórios distribuídos entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Postos de Saúde da Família (PSFs) e ambulatórios especializados. Não podemos esquecer de mencionar a entrega de mais de 60 mil kits de escovação para crianças de até 12 anos de idade que estudam na rede municipal de educação”, concluiu.

Programação da Semana:

23 de outubro (quinta-feira)
Palestra: Prótese dentária na atenção primária em saúde
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo.
Horário: 14h às 18h

24 de outubro (sexta-feira)
Palestra: Marketing e Gestão do Consultório – Qualidade e sucesso profissional
Local: Anfiteatro Bloco 8C – campus Umuarama
Horário: 14h às 18h

25 de outubro (sábado)
Atividade de educação em Saúde Bucal na Praça
Local: Praça Tubal Vilela
Horário: 10h às 15h

Homenagens e confraternização da classe odontológica
Local: Cajubá Country Clube
Horário: 21h

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: