Secretaria de Saúde promove ações contínuas de combate à dengue no município
sáb, 18 de novembro de 2017 05:17Da Redação
Departamento de Epidemiologia registrou duas notificações de caso suspeito da doença na última semana
O Dia Nacional de Combate à Dengue, instituído pelo Governo Federal, é comemorado nesse sábado, 18. Em Araguari, a secretaria de Saúde vem promovendo ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e o número de casos notificados da doença diminuiu consideravelmente em relação ao ano passado.
De acordo com Vicente de Paula Marques de Oliveira, coordenador do departamento de Zoonoses, a equipe tem promovido ações continuadas em diversos bairros da cidade. “Estamos trabalhando aos sábados e identificando pontos estratégicos de maior risco para fazermos a limpeza desses locais”.

Moradores devem verificar os quintais ao menos uma vez por semana
Os supervisores e agentes buscam principalmente locais em que há acúmulo de objetos e recicláveis. “Há risco de que se tornem criadouros do mosquito, então, utilizamos nossas caminhonetes e fazemos a limpeza desses locais. Nessa próxima semana, faremos uma ação em parceria com o Exército e nossa expectativa é retirar mais de três toneladas de inservíveis da moradia de um acumulador”.
O coordenador comenta que a ação realizada no início desse mês, no Dia de Finados, foi bastante positiva. “A receptividade foi muito boa, principalmente dos vendedores. Muitos estavam utilizando garrafas PET para fazer os vasos, mas não estavam furando as garrafas para que a água não ficasse acumulada. Fizemos um trabalho de conscientização e tivemos um resultado muito positivo”.
Segundo o coordenador, é importante que as pessoas estejam sempre atentas aos quintais. “O morador precisa estar sempre vigilante com os reservatórios de água, ralos, vasos de plantas e até mesmo a caixa de gordura. Estamos entrando no período chuvoso e a população deve eliminar todos os possíveis criadouros para que tenhamos êxito no combate à dengue”.
A coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, afirma que são poucos os casos notificados de dengue em Araguari. “Semana passada recebemos apenas duas notificações. Por enquanto, temos uma população saudável, mas, com a entrada do período chuvoso, é preciso que todos fiquem atentos”.
O secretário de Saúde, João Batista Arantes, ressalta que, além da dengue, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da Chikungunya, Zika e febre amarela. “O início do período chuvoso é motivo de preocupação para todos, então, é necessário que, ao menos uma vez por semana, o morador reveja o seu lar, verifique se tem água acumulada atrás da geladeira, observe as calhas e tampe bem os reservatórios de água. São medidas importantes para evitar a proliferação do mosquito, pois um ovo pode ficar por até oito meses no ambiente aguardando a condição propícia para se tornar uma larva”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
