Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra febre amarela na zona rural do município

sex, 3 de fevereiro de 2017 05:25

por Stella Vieira

Medida foi solicitada pela Secretaria de Estado de Saúde após rumores de epizootias na região

As cidades de Araguari e Estrela do Sul foram inseridas, no último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na lista de municípios com rumores de epizootias (morte de macacos), que podem estar relacionadas à febre amarela. A secretaria de Saúde de Araguari, como medida de prevenção, intensificará, a partir de segunda-feira, 6, a vacinação em moradores da zona rural.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, no dia 21 de janeiro, um viajante que estava passando pela rodovia, no sentido Cascalho Rico, percebeu a presença de um animal morto. “O condutor retornou ao local, verificou que era um macaco e informou à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS)”.

A coordenadora participou de uma reunião na superintendência na segunda-feira, 23, e foi informada da notificação sobre o animal morto. “Participamos de uma videoconferência sobre a situação da febre amarela no estado de Minas Gerais e, após a reunião, o coordenador da vigilância ambiental me informou sobre o fato. Entrei em contato com o motorista e ele confirmou ter visto o animal”.

Lúcia Hirono solicitou que o agente de controle de zoonoses da zona rural comparecesse ao local e verificasse a presença do macaco. “O animal estava em estado de decomposição e não tivemos condições de enviá-lo para ser examinado. Imediatamente, solicitei que a equipe percorresse a região próxima ao ocorrido e pedisse aos moradores que nos informassem caso outros macacos aparecessem mortos no local”.

A vacinação nos moradores da zona rural será realizada gradativamente

A vacinação nos moradores da zona rural será realizada gradativamente

 

O departamento de Epidemiologia notificou a Secretaria de Estado de Saúde quanto à epizootia e aguardou as orientações quanto à conduta que deveria ser tomada. “A decisão da SES foi para que a população da zona rural seja imunizada de acordo com os critérios do cartão de vacinação. O Estado irá disponibilizar essas doses, mas é uma ação para prevenir essas pessoas contra a febre amarela silvestre”.

A vacinação nos moradores da zona rural será realizada gradativamente a partir de segunda-feira, 6. “Aqueles que não possuem o cartão de vacina e não se recordam de terem sido imunizados, poderão tomar a primeira dose e receberão um novo cartão, que deve ser guardado. Essa ação ocorrerá apenas por uma questão de precaução, pois não temos uma comprovação fidedigna de que a morte do animal foi causada pela febre amarela silvestre. Queremos  apenas cuidar da saúde da população rural e estamos mobilizando nossas equipes para realizar a vacinação”.

Segundo a coordenadora, os moradores da zona urbana que possuem o costume de ir à zona rural não precisam se preocupar. “Não estamos em uma situação de risco. Apenas um animal foi encontrado morto na rodovia e não foram registrados novos casos”.

Em Minas Gerias, até quarta-feira, 1º, foram confirmadas 48 mortes por febre amarela e outros 79 óbitos estão sendo investigados. Em relação aos casos, 132 foram confirmados e ainda há 613 casos em estudo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: