Terça-feira, 03 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde e Santa Casa de Misericórdia realizam cirurgias de catarata

qua, 11 de maio de 2022 08:05

Da Redação

 

No dia 6 de maio, mais de 61 araguarinos foram submetidos à cirurgia de catarata. Isso só foi possível graças à parceria da Prefeitura de Araguari, com apoio da Santa Casa de Misericórdia. Vale destacar, que vários outros procedimentos eletivos também podem ser feitos por causa desse acordo, como: cirurgias otorrinolaringologia, vasculares, gastroplastias (bariátrica) e ginecológicas.

As cirurgias eletivas são procedimentos programados, que não são considerados de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização, de acordo com o mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais oportuna. Normalmente, a cirurgia eletiva é realizada depois de vários exames, que possam garantir as melhores condições de saúde dos pacientes.

No dia 6 de maio foram realizadas mais de 61 cirurgias de catarata.

 

As pessoas que quiserem participar do processo, devem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima do local onde mora, passar por uma consulta médica com um Clínico Geral. Se o médico detectar a necessidade da cirurgia, o paciente será encaminhado para um especialista, que envia toda a documentação exigida para a Secretaria de Saúde. Nesse momento, o paciente entra na fila de espera.

Conforme os especialistas da área, nos dias de hoje, tanto faz se a catarata afeta apenas um dos olhos ou ambos, se a doença está em diferentes estágios de maturação nos dois olhos, pois o procedimento pode corrigir este problema. Hoje, para tratar a catarata, o oftalmologista precisa fazer um minucioso estudo sobre a vida do paciente, a terapêutica é completamente personalizada. É necessário planejar a cirurgia de catarata de maneira individual. A clareza visual é devolvida ao paciente de acordo com o seu estilo de vida.

Antigamente, a cirurgia de catarata, se limitava a devolver a “visão possível” aos pacientes. Hoje, dependendo do caso, é possível que o procedimento também liberte o paciente do uso dos óculos, após a cirurgia.

Segundo a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, as cirurgias de cataratas já beneficiaram várias pessoas que aguardavam por esse procedimento cirúrgico, trazendo mais qualidade de vida aos pacientes

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: