Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Saúde e farmácias registram aumento na procura por testes de Covid em Araguari

qui, 6 de janeiro de 2022 09:47

Da Redação

A alta de casos de síndromes gripais nos primeiros dias de 2022 em Araguari provocou um aumento significante na procura por testes de covid-19 em unidades de saúde, hospitais e farmácias.

 

De acordo com a subsecretária da Saúde do município, Laura de Paula, que está interinamente como responsável pela pasta, os pacientes que procuram as unidades de saúde com síndrome gripal são testados primeiramente com o teste rápido, e caso o resultado seja negativo é realizada a testagem pelo RT-PCR para confirmação.

Demanda por testes para covid-19 aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

 

O RT-PCR é realizado em pessoas sintomáticas, preferencialmente entre o 3º e 7º dia de sintomas, feito pela coleta do material genérico do vírus diretamente na narina ou de amostras salivares do paciente. É considerado padrão-ouro para diagnóstico do coronavírus.

 

Já os testes de antígeno são mais rápidos e o resultado sai em menos de 30 minutos. Ao invés do material genético, ele identifica as proteínas do Sars-Cov-2.

 

A atual responsável pela pasta da saúde ainda frisou que a orientação é de que todos os pacientes com sintomas de síndrome gripal sejam testados, atualmente nos atendimentos nos Hospitais, UPA, e Centro de referência.

 

Uma rede de farmácias que atende em diversos pontos da cidade disse que também observou uma alta demanda pelas testagens. O empresário e farmacêutico Crystiano Ferreira Batista, diretor da Rede Droga Doctor, contou à Gazeta que nas últimas duas semanas a procura por testes para covid-19 dispararam.

 

Em contato também com Marcio Clay, proprietário da Drogaria Vital, que funciona na região central da cidade, ele confirmou o considerável aumento da procura dos testes de covid-19. “Estávamos realizando no máximo dois testes por semana. Nessa última semana fizemos mais de 50 testes”. Todavia, conforme esclareceu o empresário, os indivíduos não estão conseguindo distinguir os sintomas da H1N1 e da covid-19, o que intensificou a procura. “A cada 10 testes realizados, 1 testa positivo. A covid ainda existe e devemos nos cuidar, mas o surto de gripe na região tem preocupado mais ainda as pessoas, que procuram o teste como precaução.” Marcio ainda ressaltou que o estoque dos testes de covid-19 não está em falta como ventila em redes sociais, e que não há previsão de falta. “Em relação às máscaras faciais, ainda temos muitas no estoque, mas as distribuidoras começaram a avisar que pode haver falta no mercado em breve”, comentou o empresário.

 

A reportagem também entrou em contato com Marcelo José Lopes, proprietário da Drogaria São Lucas, que também relatou o aumento considerável da procura por testes, que em novembro e dezembro estavam praticamente esquecidos. “O mais preocupante é a falta de medicamentos antigripais no mercado. Ontem estava conversando com alguns amigos fornecedores, e nunca tinha visto uma situação como essa, em que todas as linhas de xaropes e medicamentos antigripais estão em falta na mesma época”, relatou Marcelo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: