Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde consolida ações com audiência pública

sex, 12 de dezembro de 2014 00:33
Secretária Lucélia Rodrigues aponta avanço, mas reconhece desafios em Araguari
Reunião aconteceu no plenário da Câmara. Foto: Gazeta do Triângulo

Reunião aconteceu no plenário da Câmara.
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – A saúde pública em evidência. Em audiência nesta quinta-feira, 11, na Câmara Municipal, a secretaria apresentou o balanço das ações promovidas no último quadrimestre do ano em Araguari. Durante grande parte do dia, os investimentos, as dificuldades e os desafios ganharam a voz de quem passou pelo plenário.

Entre as principais iniciativas apontadas, destaque para testes rápidos de HIV, mutirões contra a dengue e campanhas de conscientização, além da ampliação do acesso à comunidade. Apesar disso, alguns transtornos também vieram à tona na ocasião.

Recentemente, seis casos de dengue foram registrados em uma rua do bairro Gutiérrez. Depois, foi confirmado que a incidência ocorreu em virtude de uma caixa d’água em más condições, que estava aberta na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família). O fato gerou a reforma do local.

Por outro lado, uma ação desenvolvida por agentes do departamento de Zoonoses rendeu reconhecimento estadual. O trabalho consiste num brinquedo pedagógico, denominado “Corrida contra a Dengue”. Depois do sucesso no município, a secretaria de Estado da Saúde incorporou o material às atividades desenvolvidas pelo cenário mineiro.

Questionada acerca das dificuldades e da realidade da saúde pública, a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, apontou um avanço no serviço, mas reconheceu a batalha diária a ser enfrentada pela frente.

“Não há como deixar de concluir que seguimos o caminho certo. Apesar das dificuldades que o país vive e os percalços que tivemos pela frente, os dados mostram que estamos evoluindo. A questão é que a saúde é um desafio que ocorre diariamente, em que nada está consolidado. A cada dia, lidamos com uma situação diferente que antes podia ser julgada como concluída”, afirmou.

A titular da pasta ainda justificou os desafios, sobretudo, com o envolvimento da população. “Um exemplo disso é a poliomielite. Embora seja considerada praticamente extinta do país, ela não pode ser descartada. Infelizmente, muitos pais deixam de levar as crianças para vacinar, ampliando a chance de uma nova incidência de paralisia infantil. As pessoas precisam entender que essa participação é fundamental. Enquanto isso, teremos um nível de gasto muito alto sem resultados”, completou.

Além da secretária e dos grupos que envolvem a pasta, participaram da audiência os vereadores Dhiosney Andrade (PTC), Wesley Lucas Mendonça (PPS), Levi Siqueira (PMDB) e José Ricardo Resende de Oliveira (PPS), que cobraram ainda outras melhorias voltadas para a saúde local.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: