Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde aplica mais 300 vacinas no mutirão do último sábado

qui, 26 de janeiro de 2023 08:08

Da Redação

 

No dia 21, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizou um mutirão de vacinação contra Influenza/Gripe (para a população em geral) e Covid-19 (para pessoas com 18 anos ou mais, todas as doses, incluindo a dose de reforço).

Nesse dia também foram disponibilizadas vacinas contra Meningite C, para jovens de 16 a 30 anos, professores e estudantes de nível técnico e superior, e profissionais da área da saúde dos serviços públicos e privados, independentemente da idade.

Ao todo foram aplicadas 348 vacinas

 

Ontem, 25, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a Secretaria de Saúde para saber quantas doses de vacina foram aplicadas no município, no último sábado. Segundo a secretaria; foram ministradas 128 doses da vacina contra Covid-19 (Pfizer adulto), 113 doses do imunizante contra Influenza e 107 doses de Meningo C.

É importante destacar que, a vacinação é melhor forma de prevenção contra a gripe e suas complicações.

Quando o assunto é a Covid-19, com o avanço no conhecimento científico sobre as vacinas contra doença, foi observado que a proteção tende a diminuir entre seis e oito meses após a aplicação das duas doses iniciais; por isso é de suma importância manter o esquema vacinal completo.

Nos últimos dias a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia confirmou um óbito positivo para Covid-19. A vítima era um homem, de 80 anos de idade, residente no município e pertencia ao grupo de risco (doença neurológica crônica e Hipertensão Arterial Sistêmica).

Vale destacar que, pessoas que pertencem ao grupo de risco têm tendência a ter Covid mais grave, pois quando o paciente tem outras doenças aumentam as chances de complicações e de ir a óbito.

Para evitar o aumento dos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde recomenda que a população mantenha algumas medidas de prevenção, como: evitar aglomerações em locais fechados; lavar as mãos sempre que necessário; cobrir a boca ao tossir ou espirrar (com lenço ou com antebraço); manter o distanciamento social de no mínimo 1 metro; atualizar a vacinação contra a Covid; e em caso de sintomas gripais como febre, dor de cabeça, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, é fundamental procurar uma unidade de saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: