Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Obras recupera estradas vicinais de terra da zona rural

sex, 21 de julho de 2017 05:05

Da Redação

Processo licitatório para utilização de novos maquinários deve ser publicado em breve

A secretaria de Obras está realizando o serviço de recuperação das estradas vicinais da zona rural do município. A expectativa é que, até o final do ano, a equipe realize o trabalho em mais de 1.500 km de terra.

De acordo com o secretário de Obras, Paulo Brito, Araguari possui aproximadamente 7.000 km de estradas vicinais. “Estamos realizando esse trabalho continuamente desde o início da gestão. A expectativa é de que, ao menos de dois em dois anos, essa malha receba manutenção, então, temos que fazer o serviço de 1.500 km até 3.000 km ao ano para que consigamos terminar toda a extensão de estradas”.

Equipe recuperou aproximadamente 600 km de estrada esse ano

Equipe recuperou aproximadamente 600 km de estrada esse ano

 

No início do ano, ainda havia um contrato com uma empresa terceirizada, que foi iniciado em 2015. “Com o vencimento desse contrato, continuamos o trabalho com o maquinário próprio, mas são poucas máquinas e não são novas, então, esperamos publicar um novo processo licitatório ainda em julho, para que o trabalho comece em setembro”.

Atualmente, a pasta executa três frentes de trabalho. “Estamos fazendo os locais que estão em piores condições. Temos uma equipe na estrada do Fundão, outra na do Bom Jardim e a terceira na região da Cambaúba, próximo a Piracaíba. A expectativa é concluir o serviço nesses locais na próxima semana e seguir a programação, que inclui a estrada da Ponte Preta”.

Conforme o secretário, o serviço corrige os estragos causados pela chuva. “Com as chuvas, as estradas vão abrindo, então, é um serviço que não para. Precisamos nivelar as estradas, tirar as voçorocas e fazer locais para o escoamento da água, impedindo que ela corra dentro da estrada. É um melhoramento do leito para que o local fique mais trafegável”.

Esse ano, a equipe recuperou aproximadamente 600 km de estrada. “Nossa meta é que, até o final desse ano, façamos 1.300 km, pois estamos vivendo um período de dificuldades financeiras”. Com a conclusão do processo licitatório, a secretaria de Obras poderá dispor de mais frentes de trabalho. “Iremos intensificar o serviço, porque o período chuvoso começa em novembro”.

O secretário comenta que algumas estradas apresentam mais problemas do que outras. “Algumas vias são mais delicadas, enquanto outras estragam pouco. Nossa equipe tem o conhecimento dessas áreas e estará preparada para solucionar os problemas no período chuvoso”.

Paulo Brito acrescenta que, apesar da crise, o trabalho realizado pela equipe é satisfatório. “Sou extremamente otimista em relação aos trabalhos da prefeitura, diante dessa situação de crise. O prefeito Marcos Coelho (PMDB) é muito firme em relação aos gastos e vem fazendo isso com uma grande austeridade. Estamos trabalhando com um maquinário reduzido e muita criatividade, mas dentro desse contexto, acredito que todo o município está sendo atendido, não só em relação às estradas da zona rural, mas também em relação ao tapa-buracos e a iluminação pública”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: