Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Obras realiza teste de luminárias de Led na avenida Tiradentes

qua, 22 de julho de 2015 08:12

Da Redação

Cinco pontos serão analisados em relação à durabilidade e luminosidade

A empresa Remo Engenharia realizou, nessa sexta-feira, 17, a instalação de luminárias de Led em cinco pontos de teste na avenida Tiradentes, em frente à praça Farid Nader. A secretaria de Obras está realizando o georreferenciamento de todos os pontos de iluminação pública do município.

Lâmpadas de sódio de 150W foram substituídas por Led de 92W, gerando uma economia de 35%

Lâmpadas de sódio de 150W foram substituídas por Led de 92W, gerando uma economia de 35%

 

De acordo com o secretário de Obras, Odon de Queiroz Naves, a prefeitura está buscando uma nova tecnologia para melhorar a luminosidade. “Esse teste será realizado também em Uberaba e Uberlândia.Vamos verificar a durabilidade, qualidade da iluminação e como se comportam em períodos chuvosos”.

O secretário comenta que a equipe irá fazer um levantamento de todos os pontos de iluminação pública do município. “Temos mais de 16.200 pontos. Iremos classificar quais são a vapor de sódio, quais são a mercúrio e fazer um planejamento, junto com a empresa, para a troca das lâmpadas. O projeto será enviado para a Cemig, é depois da autorização, podemos dar a ordem de serviço”.

Odon Naves ressalta que o custo de troca das luminárias é alto, porém, a tecnologia é mais econômica. “As lâmpadas de sódio de 150W foram substituídas por Led de 92W, gerando uma economia de 35%. Faremos também outros testes futuramente, podendo economizar até 50%. As luminárias de sódio e mercúrio, além do consumo maior, esquentam mais. As lâmpadas de Led são mais claras e, apesar do ângulo menor, a luminosidade e as cores são mais nítidas”.

Segundo o secretário, outras tecnologias também foram apresentadas. “Existem também as placas de fotocélula, que utilizam a energia solar e conseguem abastecer os postes por três dias seguidos, após um dia de exposição ao Sol. Essa tecnologia ainda é muito cara e não está ao nosso alcance, mas é algo que pode ser planejado”.

O secretário afirma que essa é uma fase de experiência. “As lâmpadas de teste não tiveram custo. Posteriormente, faremos uma cotação de preços com as empresas e estudaremos essa substituição em longo prazo”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: