Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Obras promove retirada de entulho em bairros do município

ter, 5 de janeiro de 2016 08:00

Da Redação

Foram removidos mais de mil caminhões com materiais de construção descartados ilegalmente

A secretaria de Obras iniciou, no dia 30 de dezembro, a retirada de entulho descartado ilegalmente na rua Goiás, do bairro Independência. O trabalho foi retomado nessa segunda-feira, 4, e a previsão é que seja concluído até o final do mês de janeiro.

O serviço é realizado com as máquinas e caminhões da secretaria de Obras

O serviço é realizado com as máquinas e caminhões da secretaria de Obras

 

De acordo com o secretário de Obras, Odon Naves, devem ser retirados mais de 700 caminhões com restos de materiais de construção e lixo da área. “Finalizamos a limpeza na Mata do Desamparo e iniciamos nesse novo local em dezembro. É uma área grande, que engloba a região entre a rua 21 e a avenida Miguel Assad Debs, próximo às margens do viaduto do bairro São Sebastião”.

O secretário comenta que durante as limpezas são encontrados diversos resíduos sólidos. “Havia restos de materiais de construção, resíduos domésticos e até mesmo animais mortos. Esses materiais deveriam ser encaminhados para um dos aterros controlados do município. São três aterros particulares, localizados na região do Desamparo, do Pica Pau e do Parque dos Verdes”.

Segundo o secretário, os resíduos domésticos também possuem a destinação correta. “A empresa realiza a coleta do resíduo doméstico diariamente no município e encaminha para o aterro sanitário. As pessoas descartam o lixo indevidamente, apesar de estarem cientes de que deve ser ensacado e colocado na porta das residências, próximo aos horários de coleta. Lembrando que a empresa não recolhe os resíduos de construção”.

Odon Naves afirma que o serviço é realizado com as máquinas e caminhões da secretaria de Obras. “O serviço é de alto custo, pois foram retirados mais de mil caminhões de entulho do Desamparo e calculamos que será retirada uma quantidade semelhante do bairro. Também fizemos a limpeza de materiais descartados indevidamente nas proximidades do Terminal Rodoviário Tancredo Neves e região da Cachoeirinha”.

O secretário ressalta que a equipe está providenciando fiscalização para o descarte ilegal de entulho. “Estamos trabalhando juntamente com a secretaria de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Tributação e Polícia Militar do Meio Ambiente para que as pessoas que realizam esses descartes sejam penalizadas, caso contrário, faremos a limpeza e os focos voltarão”.

As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) também receberão materiais de construção. “Estamos providenciando para que as unidades e a usina de reciclagem comecem a funcionar no primeiro trimestre desse ano. As pessoas poderão depositar até um metro cúbico, que geralmente é o conteúdo da caçamba e esse material será encaminhado para a usina, pois é todo reaproveitável”.

O secretário acrescenta, ainda, a importância de as pessoas utilizarem as unidades de recebimento para o descarte dos materiais. “Temos em Araguari o Ecoponto de recebimento de pneus e mesmo assim, a população continua fazendo o descarte na natureza. O município tem o ponto de recebimento há anos, então, não tem porque descartar ilegalmente. Isso é um problema para toda a sociedade, pois gera criadouro de mosquitos e pode aumentar os casos de dengue. Muitas dessas doenças são causadas pelo descaso do ser humano, que insiste em não cumprir as leis, por isso, é necessário que o descarte seja feito corretamente”.

1 Comentário

  1. CARLOS ALBERTO STANGL RISSE disse:

    ESSA SITUAÇAO E CRONICA EM TODO MUNDO QUANTO AO DESCARTE DO LIXO EM GERAL.UMA PREOCUPAÇAO CONSTANTE QUE TRARA SERIOS PROBLEMAS NUM FUTURO PROXIMO >>>> O SER HUMANO TEM OBRIGAÇAO DE FAZER DENUNCIA AOS ORGAOS RESPONSAVEIS PARA COIBIR TAL SITUAÇAO ….. PARA TERMOS UM MUNDO MELHOR TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM O MEIO AMBIENTE <<<<FELIZ 2016 A TODA EQUIPE E LEITORES DA GAZETA DO TRIANGULO

Deixe seu comentário: