Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretaria de Estado de Educação promove seminário sobre Metodologias de Trabalho com Jovens

ter, 14 de março de 2017 05:50

Da Redação

Projeto desenvolvido no Colégio Polivalente foi selecionado para apresentação no evento

A Escola Estadual Madre Maria Blandina (Colégio Polivalente) foi selecionada, juntamente com outras duas escolas de Minas Gerais, para participar do seminário “Por uma Pedagogia das Juventudes, Reflexões sobre Metodologias de Trabalho com Jovens”. O evento é resultado de uma parceria entre o Observatório da Juventude, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Grupo “Empodera” promove discussões sobre questões étnico-raciais (CRÉDITOS LEILA VIEIRA)

Grupo “Empodera” promove discussões sobre questões étnico-raciais (CRÉDITOS LEILA VIEIRA)

 

De acordo com Valéria Landa Alfaiate Carrijo, diretora do Colégio Polivalente, o projeto “Empodera, Juventude Negra!”, desenvolvido na escola em 2016, foi enviado para seleção e escolhido para ser apresentado no seminário. “O objetivo era discutir na escola as questões étnico-raciais e promover o empoderamento de adolescentes e jovens negros, visando o combate ao preconceito racial”.

Durante o ano passado, os estudantes participaram de palestras, intervenções, workshops, ensaios fotográficos, desfiles, produção de vídeos, pesquisas, dentre outras atividades, que culminaram no desenvolvimento do Quizomba e da Feira Afro-Brasileira do Conhecimento. “Iniciamos o projeto com um grupo de alunos e as atividades se expandiram por toda a escola. Hoje temos o coletivo da juventude negra, que continua discutindo essas questões e realizando ações junto à comunidade araguarina”.

Os representantes da Diretoria da Juventude da SEE estiveram na escola na quinta-feira, 9, e informaram que o projeto havia sido selecionado. “Estamos honrados. É um trabalho que mobilizou toda a escola e estudantes desde o ensino fundamental até o ensino técnico profissionalizante. Estaremos levando o nome da cidade de Araguari e representando as escolas da Superintendência Regional de Educação de Uberlândia”.

Segundo a diretora da escola, durante a visita, os representantes da Diretoria da Juventude montaram uma roda de conversa com os alunos para conhecer o projeto. “Uma das propostas da SEE é a aproximação com os estudantes, então, os representantes passaram a manhã toda conversando com eles e gostaram bastante da escola e da nossa forma de trabalhar com a juventude”.

Além do Colégio Polivalente, outras duas escolas, das cidades de Juiz de Fora e Coronel Fabriciano, também apresentarão projetos no seminário, que acontece nos dias 6 e 7 de abril em Belo Horizonte. “Estamos impactados com a escolha, pois existem 3.600 escolas estaduais, sendo mais de 2.000 com ensino médio. Ficamos felizes, pois esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Acreditamos que, dando a voz para a juventude, é que vamos conseguir melhorar nossa sociedade”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: