Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Agricultura realiza adequações para aderir ao SISBI

qui, 17 de setembro de 2015 08:02

por Stella Vieira

Expectativa é que o município esteja apto a avaliar os produtos a partir do próximo ano

A secretaria de Agricultura está promovendo adequações no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com o objetivo de solicitar equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

De acordo com o diretor do SIM, Lúcio Flávio Viana, a equipe de fiscalização trabalha dentro das empresas de manipulação de alimentos, inspecionando produtos de origem animal. “Nosso maior objetivo é verificar a qualidade da produção, para proteger a nossa comunidade. É uma tarefa semelhante ao Serviço de Inspeção Federal, que trabalha com grandes indústrias, cuidando da qualidade do alimento”.

Agentes do SIM passam por cursos de capacitação

Agentes do SIM passam por cursos de capacitação

 

O secretário de Agricultura, Rogério Bernardes Coelho, comenta que os abatedores e fábricas do município passam por um processo de qualificação, investimento e capacitação de funcionários. “Essas empresas realizam um trabalho de qualidade, porém, por enquanto, esses produtos podem ser vendidos somente dentro do município”.

A secretaria irá solicitar a equivalência com o SISBI, permitindo que as empresas do município possam vender os produtos para todo o Brasil. “Solicitaremos a adequação junto ao Ministério de Agricultura e, caso seja aprovado, irá melhorar as condições dos pequenos produtores da cidade e atrair novas empresas”.

Segundo o diretor do SIM, as adequações necessárias têm sido trabalhadas há mais de dois anos. “Dentre os fatores principais para conseguir a equivalência do SISB, estão os treinamentos de qualificação dos agentes e médicos veterinários. Estamos realizando esse trabalho junto ao Ministério de Agricultura e temos enviado as equipes para cursos de capacitação em Brasília, Uberaba e Rio de Janeiro”.

No dia 25 de setembro, a secretaria irá enviar uma equipe de fiscalização para um curso em Brasília, que trabalhará a questão de rotulagem dos produtos. “Também é preciso informar às pessoas o que elas estão consumindo. Após esse treinamento, promoveremos também palestras voltadas aos nossos funcionários internos e faremos a elaboração de um projeto de análise junto aos laboratórios”.

A secretaria possui dez fiscais, sendo três médicos veterinários, uma técnica de alimento e seis agentes sanitários. O secretário de Agricultura acrescenta que foram licitados novos veículos e computadores para o sistema de inspeção. “Estamos elaborando um programa digital, para informações internas e externas, que também é uma das exigências para o SISBI. Após essas adequações, faremos uma solicitação ao Ministério da Agricultura e eles realizam uma vistoria para analisar se estamos aptos a avaliar os produtos através do SISBI”.

Rogério Bernardes afirma que tem recebido ligações de empresários interessados em instalarem novos estabelecimentos no município, caso o SISBI seja aprovado. “Conseguindo isso, Araguari será a segunda cidade do estado de Minas Gerais a utilizá-lo. Nossa expectativa é que seja aprovado até 2016. Não temos um prazo exato, mas podemos afirmar que o trabalho está bastante adiantado”.

O secretário ressalta que o trabalho conta com o apoio do Ministério Público e prefeitura, através das secretarias de Governo, Planejamento e Fazenda. “O SISBI é muito importante para o município e o SIM também tem sido bastante valorizado. Através do Serviço de Inspeção Municipal, conseguimos a adequação de todas as empresas e fábricas de Araguari. Hoje, temos um produto de ótima qualidade e as empresas estão trabalhando de acordo com o que é exigido por lei”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: