Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Seções eleitorais e servidores estarão equipados para realizar as eleições durante a pandemia

ter, 20 de outubro de 2020 00:04

Da Redação

Eleitores devem respeitar as recomendações de distanciamento, uso de máscara protetora facial e álcool em gel.

Eleitores devem respeitar as recomendações de distanciamento, uso de máscara protetora facial e álcool em gel.

As 304 zonas eleitorais mineiras já começaram a ser contempladas com equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros itens de higiene e proteção contra o coronavírus. Os materiais são provenientes de doações direcionadas à Justiça Eleitoral, as quais irão contemplar 16 milhões de eleitores mineiros, residentes nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. Este total inclui 177 mil mesários e aproximadamente 51 mil colaboradores que também serão contemplados com os produtos.

As entregas em cada unidade tiveram início há cerca de 20 dias, momento em que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) começou a receber a visita de caminhões responsáveis pelo transporte dos materiais relativos a doações de 26 instituições e empresas privadas. Os itens consistem em álcool em gel e líquido, máscaras descartáveis, protetores faciais (face shield), bem como adesivos para a marcação de distanciamento de um metro entre cada cidadão, nos locais de votação.

Conforme informações do TRE-MG, ao todo foram 17 carretas carregadas com 2.240.000 itens distribuídos, incluindo mais de 1.200.000 máscaras e 232 mil frascos de álcool em gel 215ml, estes sendo destinados para o uso dos mesários e apoio logístico. Também foram enviados 201 mil frascos no tamanho de 500 ml, os quais serão disponibilizados em cada seção eleitoral, bem como 236 mil protetores faciais.

Na oportunidade, o TRE-MG também arrecadou materiais de limpeza como vassouras e toalhas de papel. É importante destacar que, 30 colaboradores do Centro de Apoio do Tribunal estão colaborando na apuração, separação e envio dos itens mencionados para cada cartório eleitoral do Estado. A estimativa é que 40 mil pacotes tenham sido enviados pelos Correios até esta quinta-feira, 15.

Em ocasião anterior, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, informou à reportagem da Gazeta do Triângulo que, as urnas já haviam sido entregues no Cartório Eleitoral do município e, estavam sendo submetidas a procedimentos de correção de falhas no hardwares, além de também concentrar os esforços na definição de uma comissão de transporte para os eleitores vindos da zona rural.

Em contato com a reportagem da Gazeta, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, disse que o Cartório Eleitoral local já recebeu algumas caixas munidas com todos os equipamentos mencionados, que por sua vez, serão distribuídos entre as seções do município. No que se refere às recomendações sanitárias no dia das eleições, Guetti destacou a importância de os eleitores respeitarem o distanciamento social e fazerem o uso do álcool em gel na entrada e saída das cabines.

O chefe do cartório local ainda aproveitou para informar que, no dia das eleições não serão recebidas as justificativas eleitorais nas seções. O processo deve ser realizado individualmente pelo próprio eleitor através do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral. “Não podemos priorizar quem for se justificar, e sim, quem for votar. Isso porque, o prazo para votação é um único dia e, para justificativa se estende por mais 60 dias depois da eleição”, ressaltou Fernando Guetti.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Interessante, os cemitérios não podem abrir no finados pra não ter aglomeração. Essa eleição não tem aglomeração? Não haverá filas nas sessões? Os candidatos reunindo pedindo voto… Vamos fingir que somos povos inteligentes.

Deixe seu comentário: