Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

SEAP faz recomendações para agentes prisionais adotarem medidas de segurança

sex, 20 de janeiro de 2017 05:21

Da Redação

Diante dos últimos acontecimentos nas unidades que abrigam infratores da lei, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) emitiu ofício aos agentes prisionais de Minas Geais, dentre eles do município de Araguari, para que adotem medidas de segurança. O memorando foi divulgado aos servidores na última terça-feira, 17.

A recomendação pede que os agentes evitem ser identificados e tomem cuidado ao circularem em locais públicos. O documento diz que eles também devem mudar rotas de acesso frequentemente, a fim de evitar trajetos rotineiros, além de manter “estado de atenção elevado” em dias de folga e em eventos sociais.

Agentes prisionais estariam sendo ameaçados em vários municípios mineiros

Agentes prisionais estariam sendo ameaçados em vários municípios mineiros

 

Ainda conforme o ofício, os servidores devem evitar qualquer postagem em redes sociais que exponha ao público dados que vinculem o profissional à sua atividade.

Fontes ligadas à Secretaria de Administração Prisional divulgaram áudios com supostas ameaças de presos a policiais e servidores das penitenciárias e presídios mineiros. O órgão não confirmou a origem nem autenticidade das gravações. Em nota, informou que elas estão sendo investigadas pelo Setor de Inteligência do Sistema Prisional e serão encaminhadas à Polícia Civil.

Os áudios atribuídos aos presos revelam combinações para atacar agentes penitenciários e policiais, identificados como “botas”, em retaliação ao tratamento intramuros.

Numa das conversas, dois homens planejam seguir servidores da segurança pública na saída do trabalho para atacá-los. Em outro áudio, um dos homens fala de um manifesto a ser iniciado na Dutra Ladeira e sugere uma mobilização de presos em outras unidades para “meter fogo” em policiais.

A pasta explicou que faz monitoramento preventivo da situação nas prisões “de forma constante, por meio do serviço de inteligência e da integração com as forças de segurança”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: