Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Saúde opera com 100% de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19 em Araguari

ter, 12 de janeiro de 2021 16:06

Da Redação

A alta em ocupação de leitos é preocupante

A alta em ocupação de leitos é preocupante

Um áudio foi divulgado nos últimos dias, através de aplicativos de mensagem e redes sociais, com informações de um médico, doutor Rodrigo Ribeiro, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e alertava sobre o quadro municipal em meio à pandemia causada pela Covid-19. “Araguari está sem leitos de UTI. O Hospital de Campanha está com quase toda a capacidade sendo utilizada. Nunca houve tantos pacientes como agora”, atentou.

Ainda, o profissional da saúde relatou a gravidade da situação entre os jovens. “Estamos observando que os pacientes mais jovens estão apresentando quadros mais graves de acometimento pulmonar. Esta segunda onda está um pouco mais preocupante do que a primeira. São reflexos do fim de ano e das aglomerações. Há muitos casos na UPA que estão aguardando vagas em leitos de UTI. Tomem cuidado! Mais agora do que antes”, advertiu.

A segunda onda do coronavírus já era temida pelos especialistas e pelas autoridades desde os últimos meses de 2020, principalmente em função da grande quantidade de aglomerações nas celebrações na virada do ano e no natal e, como já era esperado, os casos voltaram a aumentar, afetando as condições de atendimento dos serviços de saúde.

No mesmo sentido, neste domingo, 10, o prefeito de Araguari, Major Renato (Republicanos), divulgou um vídeo em que aparece ao lado da secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, e do secretário municipal de Esportes, Murilo Franco. O chefe do Executivo pede para que a população da cidade tenha cautela, pois a quantidade de pacientes é alarmante.

No vídeo, a secretária de Saúde ressaltou que o atendimento está sendo utilizado no máximo. “Preciso do apoio de todos. O número de síndromes gripais está em crescimento e nossa capacidade está sendo toda utilizada. Já estamos nos mobilizando para conseguirmos mais leitos. Temos hoje no Hospital de Campanha uma quantidade muito superior na demanda do que 20 dias atrás. Pedimos que todos tomem as medidas preventivas” alertou. Em seguida, a responsável pela pasta falou sobre as precauções. “Utilizem a máscara ao saírem às ruas, façam uso do álcool gel se não for possível lavar as mãos com água e sabão e, se puderem, fiquem dentro de casa”, pediu a secretária.

Ainda, o secretário de Esportes enfatizou que as academias são locais de alta disseminação do vírus, e informou que a fiscalização nesses estabelecimentos será intensificada nos próximos dias.

O prefeito também cobrou os proprietários de bares e restaurantes para que ampliem as práticas de enfrentamento ao contágio do coronavírus. “Peço que reforcem novamente as medidas de segurança, para que todos nós possamos passar por esta situação sem precisarmos de providências tão restritivas como as do início da pandemia”, finalizou o prefeito.

Ainda de acordo com o que foi informado no vídeo, mais 10 vagas para leitos de UTI devem ser abertas na Santa Casa de Misericórdia.

Os dados mais recentes apontam para 250 novas contaminações em 24 horas.

Conforme o boletim epidemiológico municipal alusivo à Covid-19 em Araguari, divulgado pela prefeitura nesta segunda, 11, há 5.536 casos de infectados, 2.661 em monitoramento, sendo 2.127 suspeitos. Foram contabilizadas 124 mortes pela doença, e outras duas suspeitas. No que diz respeito à ocupação dos leitos hospitalares de UTI, há nove lotados (90%) na Santa Casa de Misericórdia. Já em relação aos leitos de enfermaria, são sete (100%) ocupados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 14 no Hospital de Campanha (53%), cinco no Hospital São Sebastião (50%) e três no Hospital Santo Antônio (25%).

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: