Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Saúde mental das pessoas em situação de rua é tema do primeiro encontro da RAPS

qua, 5 de julho de 2017 05:04

Da Redação

O auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim recebeu na manhã desta terça-feira, 4, o primeiro encontro da Rede de Proteção Psicossocial (RAPS) e da Rede Intersetorial. O evento foi promovido pela prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Ação Social em parceria com a pasta municipal de Saúde.

Encontro da Rede de Proteção Psicossocial acontece em Araguari

Encontro da Rede de Proteção Psicossocial acontece em Araguari

 

Na ocasião, o prefeito Marcos Coelho (PMDB), representantes do setor e convidados, participaram de palestras referentes aos temas ‘Cuidar da Saúde Mental’ e ‘Situação de Rua’. O debate foi conduzido pelas psicólogas Maria Lúcia dos Reis que atua na Superintendência Regional de Saúde e por Elaine Bordini, coordenadora do “Consultório na Rua”, ambas sob responsabilidade da prefeitura de Uberlândia.

A iniciativa teve como objetivo discutir políticas públicas referentes à saúde da população em situação de rua, que possui em comum a condição de pobreza, vínculos familiares interrompidos e a falta de habitação convencional. “Estes são alguns dos fatores que levam as pessoas a morarem nas ruas, a partir disso, muitas são afetadas por desordens mentais e comportamentais. Por isso, estamos começando um trabalho para ajudar aqueles que estão nesta situação,” justificou a secretária de Ação Social, Eunice Mendes.

Além de receberem orientações, os participantes discutiram as possíveis estratégias que podem ser executadas pelo poder público. A partir do encontro, será elaborado um Plano de Ação que, segundo a secretária, deverá ser realizado em parceria com as instituições do município. “Estamos satisfeitos com os resultados do evento, por isso, realizaremos outros eventos em breve e contamos com a participação dos araguarinos em geral e das entidades do município, para que possamos fortalecer ainda mais esta ação,” disse a secretária.

Sobre esta parceria, Marcos Coelho ressaltou a importância de viabilizar ações para a realização de projetos em prol das pessoas em situação de risco. “Apoiamos ações como esta, pois, a gestão pública precisa estar ao lado de instituições e dos cidadãos que possuem os mesmos objetivos. Por meio do trabalho conjunto, poderemos ajudar de forma integral,” finalizou Marcos Coelho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: