Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Qual diferença entre COVID-19, gripe , resfriado e alergia ?

qua, 25 de março de 2020 05:03

Abertura-saude-alerta

As pessoas infectadas com a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), gripe, resfriado ou que tenham alergias podem apresentar sintomas iniciais muito parecidos – mas é preciso ficar atento à evolução de cada um deles.

Como a maioria dos sintomas é comum a essas quatro condições, a duração e a intensidade será determinante para ajudar na diferenciação de cada enfermidade: a Covid-19 começa com sintomas suaves – a evolução é gradual –, que podem durar de 3 a 25 dias em média, a depender da complicação.

A gripe tem duração média de 1 a 4 dias e começa muito intensa, com febre que pode durar três dias e o resfriado tem um início gradual, com duração de três a cinco dias em média e não tem complicações graves.

As alergias, por serem crônicas, não têm duração estimada – os sintomas são moderados.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, tosse e dificuldade de respirar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas os pacientes podem ter variações, como dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves, evoluem pouco a pouco e não são os mais comuns.

A Covid-19 se manifesta de diferentes formas:

a) quadro assintomático (sem sintomas);

b) tipo de resfriado que tecnicamente se chama rinossinusite viral aguda; c) síndrome gripal;

d) síndrome respiratória aguda grave.

Os sinais de alerta para os casos mais graves, que precisam de cuidados médicos, são: febre alta, falta de ar com respiração curta, pressão baixa como consequência da infecção,  calafrio, batimento de asa do nariz (esforço para respirar que leva a uma movimentação das narinas).

Ainda não existem dados consolidados sobre a duração dos sintomas, sendo que nos casos mais leves, podem durar de três a sete dias, nos casos moderados, de sete a 10 dias, nos casos severos, acima de 15 dias.

Os sintomas podem durar até 25 dias para os casos que apresentam complicação.

Gripe e resfriado

É muito comum que se confundam a gripe e o resfriado, porque ambos apresentam sintomas semelhantes e têm picos durante o outono e o inverno, a exemplo de outras doenças respiratórias.

Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.

Os principais sintomas da gripe são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, tosse seca.

E os sintomas mais comuns do resfriado são: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, leve dor de garganta.

A principal característica de uma alergia é a coceira no nariz.

Outros sintomas são: inflamação crônica de garganta, coriza, irritação nos olhos e congestão nasal.

Pode evoluir para um quadro de tosse persistente – que pode escalar, nos casos mais graves, para falta de ar.

As alergias não causam febres ou calafrios – e essa é a principal diferença em comparação às infecções virais. Além disso, quando bem tratadas, alergias não causam complicações respiratórias.

Os sintomas são importantes para identificar a doença e sua intensidade, mas não são sinônimos de diagnóstico.

O coronavírus pode causar tanto o resfriado e também a síndrome gripal. É muito difícil diferenciar se uma doença aguda, seja ela o resfriado ou a síndrome gripal, é causada por coronavírus ou outros vírus. Somente testes laboratoriais apontam essa diferença, porém tal exame não está sendo realizado para todos os pacientes.

Além disso, as doenças podem se manifestar simultaneamente em um mesmo paciente. Essas doenças caminham muito juntas, porque o paciente alérgico tem uma produção grande de proteínas de adesão, que facilitam a entrada de vírus nas células.

Por isso, o controle de alergias e vacina contra outras doenças, como gripe e pneumonia, são importantes para manter o sistema imunológico funcionando e não deixar o ambiente favorável à entrada de outras infecções.

 

 

1 Comentário

  1. Raquel nivane da silva disse:

    Boa noite! Estou com irritaçâo na garganta a possibilidade de ser covid?

Deixe seu comentário: