Sábado, 20 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Como cuidar dos meus rins?

qua, 18 de março de 2020 05:13

Abertura-saude-alerta

O Dia Mundial do Rim deste ano, foi comemorado em 12 de março, tendo como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) a data tem como objetivo reduzir o impacto e conscientizar as pessoas sobre a doença.

Este ano, a sociedade reforça a necessidade do monitoramento da dosagem de creatinina no sangue, que é a principal forma de avaliar como está a saúde dos rins. Creatinina é um exame de sangue de fácil realização e bem acessível que permite ao médico estimar a função global dos rins.

O objetivo é aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças. A saúde do rim para todos, em qualquer lugar, propõe uma cobertura universal de saúde para a prevenção e o tratamento precoce da doença renal.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a prevalência da doença renal crônica no mundo é de 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

Desses, 90 mil estão em diálise (um processo de estímulo artificial da função dos rins, geralmente quando os órgãos tem 10% de funcionamento), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.

Lembrando que as funções dos rins são: limpar todas as impurezas e as toxinas de nosso corpo; regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais do corpo (sódio, potássio e fósforo); liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue; ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

A insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

A Doença Renal Crônica se caracteriza por lesões nos rins que prejudicam a funcionalidade deste órgão que é responsável por regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

Nos estágios iniciais, ela pode ser silenciosa, apresentando poucos ou quase inexpressivos sinais. Por isso, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce, através do exame de creatinina e de urina simples. Também é importante um bom acompanhamento clínico, com histórico de anamnese e exames físicos.

A doença renal crônica está associada a duas doenças de alta incidência na população brasileira: hipertensão arterial e diabetes.

Como o rim é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial, quando ele não funciona adequadamente há alteração nos níveis de pressão.

A mudança dos níveis de pressão também sobrecarrega os rins. Portanto, a hipertensão pode ser a causa ou a consequência da disfunção renal, e seu controle é fundamental para a prevenção da doença.

Diabetes pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, interferindo no funcionamento destes órgãos, que não conseguem filtrar o sangue corretamente. Mais de 25% das pessoas com diabetes tipo I e 5 a 10% dos portadores de diabetes tipo2 desenvolvem insuficiência renal.

Outras causas são: nefrite (inflamação dos rins), cistos hereditários, infecções urinárias frequentes que danificam o trato urinário e doenças congênitas.

A progressão lenta da doença permite que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Por isso, muitas vezes a doença não manifesta sintomas até que haja um comprometimento grave dos rins. Nesses casos, os sinais são: aumento do volume e alteração na cor da urina; incômodo ao urinar; inchaço nos olhos, tornozelos e pés; dor lombar; anemia; fraqueza; enjoos e vômitos; alteração na pressão arterial etc.

Vale afirmar que as  principais formas de prevenção estão: adotar uma dieta equilibrada (sem excessos de proteínas) e com pouco sal;
tomar água suficiente para manter o volume de urina saudável, usualmente entre 25 a 35 ml por 1kg pesado por dia.

Isto é, se a pessoa pesa 70 kg deverá ingerir de 1 litro e 750 ml a 2 litros e 450 ml de líquido diários;  conhecer o histórico de doenças da sua família; controlar os níveis de pressão; realizar avaliação médica anual, principalmente após os quarenta anos; seguir uma dieta equilibrada, com baixa ingestão de sal e de açúcar;  controlar seu peso; exercitar-se regularmente;  não fumar;  se fizer uso de bebidas alcoólicas, que seja de forma moderada; monitorar seus níveis de colesterol;  evitar o uso de medicamentos sem orientação médica.

“Bora cuidar de si?”.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: