Saúde Alerta – Vamos cuidar da nossa saúde?
qua, 5 de agosto de 2015 08:49A saúde, talvez pela sua importância, possui duas datas comemorativas no ano. Nessa quarta- feira, dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data rememora o dia do nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz. Além da inestimável contribuição na erradicação de epidemias de peste, febre amarela e varíola, contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no Brasil, para a criação do Instituto Soroterápico Federal (hoje Fundação Oswaldo Cruz) .
O importante mesmo é que os cuidados da saúde devem ser motivo de preocupação durante todos os dias do ano. E é com esse pensamento que os médicos fazem um alerta à população: quanto mais cedo são adotados hábitos de vida saudáveis, menores as chances de, no futuro, integrar o grupo das doenças crônicas, que acometem, na maioria das vezes, a população da melhor idade.
Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e buscar acompanhamento médico, com exames periódicos de rastreamento, são ensinamentos que devem ser passados de pai para filho. O resultado é o aumento da expectativa de vida.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, passando de 71 anos, em 2002, para 74,6, ano passado. Sendo assim, existe a preocupação de que a população se conscientize dos benefícios de uma vida saudável, para que, no futuro, tenha idosos mais independentes, com menos problemas de saúde e uma vida mais ativa.
Ainda segundo o IBGE, a expectativa de vida para homens é mais baixa do que para mulheres. Isso porque, os homens são as maiores vítimas de traumas, enquanto as mulheres sofrem menos violência. Um exemplo disso são os acidentes de trânsito, que atingem em maior parte a população masculina.
A máxima de que ‘prevenir é melhor que remediar’ vem ganhando cada vez mais força no mundo, com campanhas sobre os benefícios da alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, com menos carne vermelha e gordura animal, pouco sal e açúcares e sem alimentos processados – os quais contribuem para o aparecimento do diabetes, hipertensão, doenças reumáticas e degenerativas. Além disso, a prática diária de exercícios físicos e, principalmente, o abandono de hábitos como o tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, também são temas constantes no âmbito social, pois estão diretamente relacionados ao câncer, considerado o mal do século por especialistas. É bom lembrar que é necessária não só a prevenção às doenças, mas também é de extrema importância o diagnóstico. Encerro a coluna de hoje com uma frase do saudoso Gonzaguinha “A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade…”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora registra redução de roubos e crimes sex, 22 de novembro de 2024
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...