Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Saúde Alerta – A luta contra o câncer

qua, 20 de fevereiro de 2019 05:34

Abertura-saude-alerta

O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial do Câncer, criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Através de uma série de ações e campanhas, a iniciativa é para conscientizar e educar o mundo todo sobre a doença com a finalidade de reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença.

O câncer é a segunda causa de morte no mundo. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 580 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018, dos quais, em torno de 217 mil são de pele não melanoma. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço dos cânceres comuns é evitável ao escolher um estilo de vida saudável.

É necessário ter conhecimento sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção de doenças, permite que as pessoas façam mudanças em seus estilos de vida.

Você sabia que mais de um terço dos tipos de câncer pode ser evitado, com a adoção de atitudes simples no dia a dia?

Todas as pessoas podem reduzir o risco de câncer ao adotar um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar, manter-se fisicamente ativo e consumir alimentos e bebidas saudáveis. Todos nós podemos contribuir de alguma forma na luta contra a doença

A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) recomenda ações que podemos fazer ao longo da vida para nos prevenir da doença.

O uso do tabaco causa aproximadamente 15 tipos diferentes de cânceres, incluindo câncer oral, de pulmão, fígado, estômago, intestino e ovário, bem como alguns tipos de leucemia (câncer de sangue). Por isso, parar de fumar em qualquer idade pode fazer uma grande diferença, aumentando sua expectativa e melhorando a qualidade de vida.

O álcool está fortemente ligado com o risco aumentado de vários tipos de cânceres. Reduzir o quanto se bebe pode diminuir o risco de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, mama, fígado e intestino.

A atividade física regular apresenta um importante efeito de proteção para o cérebro em todas as idades. Isto permanece ocorrendo mesmo com o envelhecimento. Estudos clínicos e epidemiológicos demonstram que a corrida reduz o risco de dez tipos de câncer, que incluem câncer de intestino, mama, útero, ovário, pâncreas, esôfago, rim, fígado, próstata avançado e vesícula biliar.

Moderar a exposição à radiação ultravioleta do Sol e evitar camas de bronzeamento artificial e solários ajuda a reduzir o risco de câncer de pele. É fundamental o cuidado em permanecer sob a sombra, cobrir a pele e evitar períodos prolongados de exposição ao Sol para se proteger e evitar a doença.

Estima-se que infecções crônicas (comumente causadas por vírus) causem aproximadamente 16% de todos os cânceres no mundo. Algumas formas mais comuns de câncer estão associadas a infecções pelo vírus da hepatite B (VHB), pelo vírus do papilo humano (HPV) e pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), respectivamente. Hoje, existem vacinas seguras e eficazes contra o HBV e o HPV, que podem ajudar a proteger contra os cânceres relacionados ao câncer de fígado e do colo do útero.

A união de forças é um passo fundamental para mobilizar a sociedade em relação aos esforços no combate ao câncer. Através da união de todos em torno de objetivos comuns, conseguimos estimular ações em praticamente todas as áreas, progredindo cada vez mais para atingir os objetivos da Declaração Mundial contra o Câncer.

Todos nós podemos fazer nossa parte na luta contra o câncer.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: