Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Santuário de Romaria apresenta a 47ª edição do Encontro de Folia de Reis

qui, 8 de janeiro de 2026 08:00

Da Redação

Legenda: Evento conta com várias ações e as apresentações ocorrem neste domingo.

O 47º Encontro de Folia de Reis de Romaria (MG) reafirma-se como um dos mais importantes e emocionantes eventos culturais e religiosos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, celebrando quase meio século de fé, tradição e identidade popular. Realizado em uma cidade marcada pela devoção e pela hospitalidade, o encontro transforma Romaria em um grande palco de espiritualidade, música e confraternização, reunindo foliões, devotos, mestres, bandeireiros, músicos e visitantes vindos de diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados do Brasil.

 

Ao chegar à sua 47ª edição, o Encontro de Folia de Reis demonstra a força da tradição mantida com zelo e respeito pelos organizadores, foliões e pela comunidade local. Durante o evento, dezenas de companhias de folia desfilam suas bandeiras coloridas, ricamente ornamentadas com fitas, imagens sacras e bordados, que representam a fé e a história de cada grupo.

 

Romaria, conhecida nacionalmente por sua forte devoção a Nossa Senhora da Abadia, torna-se ainda mais especial durante o Encontro de Folia de Reis. As ruas se enchem de sons, cores e emoções, criando um ambiente de profunda espiritualidade e união. Moradores abrem suas casas, compartilham alimentos, histórias e sorrisos, reforçando valores como solidariedade, partilha e acolhimento, pilares que sustentam a cultura da Folia de Reis.

 

Para a realização do evento desse ano, o Santuário Basílica, por meio de seu Reitor, Padre Márcio Rubak, e os festeiros organizaram uma grande estrutura que já está com atividades ocorrendo desde terça-feira, dia 6, com extensão dos festejos até o domingo, dia 11 de janeiro.

 

Nesta sexta-feira, dia 9, ocorre a Missa pela bênção da festa e entrega do Estandarte de Santos Reis ao casal Rei, além da Reza do Terço Perpétuo Vivo dos Reis e da Missa no Santuário Basílica. Também está prevista a bênção da pedra fundamental da futura Igreja de Santos Reis e uma missa com as folias convidadas, organizada pela Secretaria de Cultura.

 

No dia 11 de janeiro, ponto alto do encontro, a programação começa às 8h, com o início da saudação ao Menino Deus, por ordem de fila. Ao longo da manhã, acontecem a Missa no Oratório do Padre Eustáquio e a Missa no Oratório do Padre Eustáquio, seguidas do almoço, que será servido às 11h. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem do almoço.

 

À tarde, às 14h, será realizada a Reunião dos Capitães de Folias, e, às 16h, a Missa no Santuário Basílica, com passagem da coroa e procissão, encerrando oficialmente o evento.

 

Para a edição de 2026, foram anunciados os Festeiros 2026, representantes de diversos municípios de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, reforçando o caráter regional e interestadual do encontro. Também foram destacados os Capitães presentes em 2025, reconhecendo a liderança e a continuidade da tradição das folias.

 

Os Casais Rei e Rainha de 2026 já estão definidos e serão responsáveis por conduzir simbolicamente as celebrações ao longo do ano festivo, mantendo viva a tradição passada de geração em geração.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: