Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Santa Casa volta a disponibilizar 20 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

seg, 19 de outubro de 2020 11:59

Da Redação

Foi autorizada a disponibilização de novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes que estão em tratamento devido à covid-19. A medida autorizada pelo Ministério da Saúde se trata da prorrogação das habilitações e beneficia Araguari e região, uma vez que serão disponibilizados novamente 10 leitos oferecidos pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia. Assim, a unidade volta a atender com 20 leitos exclusivos. A unidade atenderá, ainda, aqueles pacientes que possuem comorbidades diferentes em outros 10 leitos de UTI.

Serão disponibilizados, novamente, mais 10 leitos para tratamento à covid-19 no Hospital Santa Casa de Misericórdia

Serão disponibilizados, novamente, mais 10 leitos para tratamento à covid-19 no Hospital Santa Casa de Misericórdia

 

Essa prorrogação está prevista pela portaria Nº 2.790 de 13 de outubro de 2020 e vai de encontro às atuais necessidades de atendimentos aos pacientes, levando em consideração as medidas de emergência em saúde pública em todo país. Para a decisão, foi considerada ainda a Portaria nº 237 de 18 de março de 2020, que inclui a habilitação de leitos e procedimentos para atendimento exclusivo dos pacientes com o coronavírus.

A reportagem verificou que, o Hospital de Clínicas de Uberlândia também foi beneficiado com a disponibilização de oito leitos. Para manter os leitos em funcionamento, serão utilizados recursos referentes ao Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus, que serão repassados aos estados e, posteriormente, aos municípios. O valor é uma parcela única de R$ 18.672.000,00, transferida pelo Fundo Nacional de Saúde.

O recurso será utilizado pelo prazo de 30 dias, que é o prazo previsto de prorrogação, contados a partir da data de expiração dos 90 dias das habilitações de leitos. Ao ser finalizada a situação de emergência de saúde pública, as habilitações serão encerradas.

Segundo o secretário de Saúde de Araguari, Fabrízio Alves Martins, desde o início da pandemia a gestão municipal não tem medido esforços para combater o vírus. Sendo assim, o atendimento no sistema de saúde público da cidade foi organizando em conjunto com os demais hospitais privados. Para ampliar o atendimento, foram instalados novos leitos e estruturado o Hospital de Campanha no antigo prédio do Hospital Municipal.

Além disso, a Santa Casa construiu 10 leitos de UTI, para atender a rede SUS fácil em relação a pacientes da covid-19. “A cidade se tornou referência em toda a região no atendimento a pacientes acometidos pela doença”, afirmou. Nesta sexta-feira, 16, a reportagem verificou, ainda, que a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 100% e apenas 10 estavam em funcionamento. Outros 25 pacientes estavam internados em leitos de enfermaria, que são disponibilizados por hospitais como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santo Antônio, São Sebastião e Hospital de Campanha.

 

Contratações

Para ampliar os atendimentos em saúde no município, está disponível mais um edital de chamamento público emergencial. De acordo com o documento nº 08/2020, serão contratados servidores temporários para atuarem no Centro de Referência covid-19. O processo inclui a realização de inscrições, por meio do envio de documentos à Secretaria Municipal de Administração, no e-mail: secadministracao@araguari.mg.gov.br. Será feita a análise de títulos e currículos. Serão contratados profissionais como enfermeiros, médicos clínicos gerais e técnicos de enfermagem.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: