Santa Casa completa 102 anos dedicados à comunidade araguarina
sáb, 1 de agosto de 2020 10:11Da Redação
A história da Santa Casa tem prefácio em séculos passados, mesmo antes de sua própria existência. A denominação “Santa Casa de Misericórdia” teve origem em Portugal, no final do século XV, com a formação de uma irmandade leiga, idealizada por Frei Miguel de Contreiras. No Brasil a história das “santas casas”, remonta ao século XVI, com a criação dos primeiros núcleos, seguindo os moldes de Lisboa, ou seja, o atendimento a pacientes sem recursos financeiros, sem moradia, sem família ou recém-chegados ao país.

A Santa Casa de Misericórdia em seus primordios
Nesse período, entretanto, não se pode destacar nenhuma prática como científica, por que esses saberes só emergiram no país a partir da vinda da Corte portuguesa e da criação das faculdades de Medicina e de Direito.
A entidade filantrópica Santa Casa de Misericórdia, que ampara as famílias araguarinas, proporcionando assistência médica, clínica e cirúrgica há mais de um século, iniciou seu processo de instalação em Araguari no ano de 1914.
Os trâmites desta efetivação foram principiados por cidadãos participantes de um grupo de beneficência, que resolveram fundar uma unidade hospitalar que suprisse a demanda, diante de um panorama de poucos médicos e saúde delegada a remédios caseiros e farmacêuticos.
Sem fins lucrativos, a Santa Casa de Misericórdia, desde os primórdios tempos de funcionamento foi sustentada com ajuda financeira de particulares e do poder público. Os moradores da cidade, com economia embasada nos ganhos rurais, amparavam as iniciativas beneméritas e contribuíam conforme sua renda. Desta forma os benefícios chegavam na forma de papel moeda ou na maior parte das vezes, como produtos agrícolas e pecuários.
Alguns nomes da filantropia em Araguari, que idealizaram e/ou apoiaram a instituição foram: Dona Mariquinha de Godoy, Lindolpho Rodrigues da Cunha, Monsenhor Manoel Fleury Curado, Padre Lafayette de Godoy, Moizes Rodrigues Alves, Adalardo Cunha, José Ferreira Alves, Hamilton de Lima, Marciano Santos e outros.
A obra mais ampla da Santa Casa ocorreu ano de 1973, sob a provedoria do Dr. Andersen Lemos da Silva, vice-provedor Dr. Antonio Sidney Arantes, quando a antiga fachada foi remodelada, extraindo os muros, projetando um estacionamento e construindo novo acesso por meio de rampa. Outras melhorias foram a construção de nova sala cirúrgica, remodelação de quartos e enfermaria, além da contratação de enfermeiras diplomadas. Mais uma vez, a ajuda da população foi imprescindível para executar as obras, com convênios do FUNRURAL, INPS, LBV e recursos da Prefeitura, entidades e da própria instituição.
No ano de 2004, grandes melhorias foram conquistadas pela entidade, com verba originária do Sistema Único de Saúde, foram gastos a quantia de 180 mil reais com a construção e reforma de consultórios, centro cirúrgico e esterilização, apartamentos e quartos, posto de atendimento, leitos de alojamento para atendimento materno-infantil e berçário, salas administrativas e recepção. Findadas as reformas, com a inauguração no mês de novembro, os mantenedores mobilizaram-se para uma nova jornada, a edificação de uma UTI neo-natal, inexistente no município e na região.
A Santa Casa de Misericórdia atravessa mais de um século a serviço da comunidade araguarina, invoando em seu atendimetno e se firmando como referência na saúde.
LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

A Santa Casa de Misericórdia é referência no atendimento a pacientes vítimas do coronavírus em Araguari
A Santa Casa de Misericórdia é referência no atendimento a pacientes vítimas do coronavírus em Araguari e região. Para isso, ampliou e continua ampliando sua estrutura e capacidade de atendimento: serão 20 leitos de UTI para Covid e 10 leitos de UTI para outras patologias. Isso porque está em andamento uma obra que prevê a construção de 10 novos leitos para casos graves da doença.
*Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto/ Arquivo Gazeta do Triângulo
7 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Grupo faz operação de R$ 800 milhões sex, 20 de março de 2026
- CONTADOR EXPLICA – 20 DE MARÇO sex, 20 de março de 2026
- FURANDO A BOLHA – 20 DE MARÇO sex, 20 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE MARÇO sex, 20 de março de 2026
- Zé Vitor defende aumento do limite de faturamento dos MEIs para fortalecer pequenos empreendedores sex, 20 de março de 2026
- Prefeitura de Grupiara busca soluções em tecnologia e IA para impulsionar o desenvolvimento local sex, 20 de março de 2026
- BLITZ EDUCATIVA REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM ARAGUARI sex, 20 de março de 2026
- Vereador Nego cobra transparência nos preços de combustíveis e acompanha fiscalizações em mais de 30 postos em Araguari sex, 20 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados e Secretaria de Saúde realizam força-tarefa de exames de imagem no Hospital Municipal sex, 20 de março de 2026
- Retirada de veículo acidentado na BR-050 paralisa trânsito próximo à divisa de Minas com Goiás sex, 20 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
Dona Mariquinha de Godoy e o Padre Lafayette fundaram a primeira escola de Araguari. Eu não sei é se tem alguma coisa que a homenageie em nossa cidade. Aqui teve bons beneméritos.
enquanto isso o bosque…
Darciano em qual cidade você reside atualmente? Não sei se foi você que disse que morava em Cotia SP. Ou é Aparecida de Goiânia.
Darciano em qual cidade você reside atualmente?
em Goiania,,mas parece que as raizes nunca foram de fato arrancadas,que coisa…
Dizem que tatu não esquece do buraco velho, mas muita gente de Araguari mora em Goiânia, eu também tenho parentes aí.
Porque não mencionaram o nome do Seu Zino que foi por muitos anos o provedor da Santa Casa?