Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

SAMU pode começar a funcionar na região até o início do próximo ano

sex, 20 de outubro de 2017 05:15

por Tatiana Oliveira

Implantação depende de confirmação da prefeitura de Uberlândia e de parceria com o Hospital de Clínicas da UFU

Detalhes para viabilizar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência – SAMU – na região foram discutidos em reunião na tarde de quarta-feira, 18. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, com a presença do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha e com o subsecretário de Estado de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite.

Detalhes sobre a implantação do serviço foram discutidos durante reunião

Detalhes sobre a implantação do serviço foram discutidos durante reunião

 

De acordo com o secretário de Saúde de Araguari, João Batista Arantes, a expectativa é que o serviço entre em funcionamento até o início do próximo do ano. “O motivo da reunião foi acertar detalhes da negociação com a UFU e a prefeitura de Uberlândia”, disse.

Segundo ele, por mais que Uberlândia tenha afirmado que não irá fazer parte do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – Cistri, a decisão não é definitiva. “Se o prefeito de Uberlândia resolver participar, mesmo tendo saído do consórcio, a cidade pode voltar a ser membro”, explica.

Para o funcionamento do SAMU na região, é necessário que a Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Hospital de Clínicas, confirme a participação. “Na região é a UFU que faz o atendimento de alta complexidade, então, precisamos garantir que isso continue sendo feito para que o SAMU comece a funcionar”, afirma.

O convênio para a implantação do SAMU Triângulo do Norte foi celebrado entre o CISTRI e o governo estadual por meio da secretaria de Estado de Saúde. Os municípios da região, exceto a cidade de Uberlândia, serão responsáveis pelo investimento de R$ 3.200.000,00 anuais dos R$ 40.000.000,00 do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência que pode ser implantado até o mês de janeiro de 2018 na região.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderá a mais de 25 municípios da região Triângulo Norte, dentre eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçú, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.

As bases do SAMU serão instaladas em 17 municípios, atendendo a 27 cidades e aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. As equipes contam com 664 integrantes, dentre médicos, enfermeiros e condutores socorristas, que foram aprovados em concurso e participaram de um curso de capacitação de quatro semanas em Uberlândia.

O atendimento funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana e será totalmente integrado ao Corpo de Bombeiros. As equipes do SAMU farão o atendimento inicial de urgências e emergências de saúde, na modalidade pré-hospitalar móvel que antecede a ação prestada por hospital ou pronto-socorro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: