Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Safra Mineira do Café: abertura do evento acontece hoje, na Coocacer

qui, 1 de junho de 2023 08:06

Da Redação

A ação conecta a cadeia produtiva do café e fortalece a atividade

Pela primeira vez, as cinco regiões mineiras produtoras de café – Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas se unem para abrir oficialmente a Safra de Café de Minas Gerais. O evento acontece hoje, 1º de junho, na Cooperativa de Cafeicultores na Região do Cerrado Mineiro (Coocacer) e reúne produtores, exportadores, indústrias, corretores, profissionais do café e autoridades políticas de destaque, com o intuito de comemorar o início do período mais intenso e significativo da cafeicultura em Minas Gerais.

 

É importante mencionar que, a abertura da Safra Mineira do Café é uma parceria da Federação dos Cafeicultores do Cerrado – Região do Cerrado Mineiro, da Prefeitura Municipal de Araguari e da Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (Ademinas); com o apoio governamental do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Governo de Minas Gerais; Assembleia Legislativa de Minas Gerais; deputado federal, Zé Vitor e deputado estadual Raul Belém. Apoiam o evento de forma institucional: Sebrae; Conab; Emater; Sistema OCB; Sistema OCEMG e Conselho Nacional do Café (CNC). O apoio cultural ficou a cargo da FAEC e do Conservatório Estadual e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari. Dentre os patrocinadores da iniciativa, estão: LD Celulose; Sicoob Aracoop, IMEPAC – Centro Universitário; Fuerza Segurança Privada; Sicoob Aracredi; Coocacer Araguari; Nucooffe Syngeta Syngenta e Timac Agro.

 

Segundo os organizadores do evento, esta é uma oportunidade única de discutir e impulsionar ações e iniciativas públicas que visam melhorar a infraestrutura, promover boas práticas agrícolas, valorizar os produtos e proteger os cafeicultores.

Dentre as presenças confirmadas, estão: o ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A expectativa é receber mais de 600 representantes do setor, entre produtores rurais, empresários, estudantes e autoridades políticas das 55 cidades que compõem a Região do Cerrado Mineiro.

Vale destacar que, a Safra Mineira do Café contará com o espaço Casa de Café Cerrado Mineiro, que oferecerá cafés das regiões cafeicultoras de Minas para degustação; exposição do artista plástico, Júlio Monteiro; música, sob o comando do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari; e painéis de LED espalhados por diferentes ambientes, contando a história da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro para os visitantes. Além disso, o movimento “Elas no Café”, juntamente com cafeicultores convidados, apresentarão cafés com o selo da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, bem como produtos mineiros artesanais como queijos, doces, entre outros, para aquisição.  Assim, as atrações contemplam os cinco sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: