Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Ricardo Melo – o ícone do atletismo de Araguari e região

qui, 24 de janeiro de 2019 05:10

Por Edmar César

Aos 48 anos de idade, após 30 anos de atividades esportivas ininterruptas, Ricardo de Melo, mais conhecido como “Ricardo Gari”, o maior detentor de títulos, honrarias e condecorações em corridas de Araguari e região, deixa as pistas por prescrições médicas. Como forma de gratidão e reconhecimento, grupo de amigos e admiradores prestarão justa homenagem a esse campeão com a realização da “1ª Corrida Ricardo de Melo”, programada para o dia 27 de janeiro.

Nascido em Brasília/DF, em 25 de novembro de 1971, filho do casal Eurípedes e Vicentina, desde tenra idade aportou-se em Araguari com toda a sua família, de onde nunca mais se apartou. Desde sua infância esteve ligado à prática desportiva, inquieto e determinado, de vigor físico invejável, aos 16 anos de idade sentiu queda pelas competições de corrida que costumeiramente eram realizadas em Araguari pela secretaria de Esportes, à época. E, foi justamente num desses eventos que conquistou sua primeira medalha como atleta amador: 4ª Corrida Rústica dos Estudantes “CORRA”, realizada em 29 de março de 1987, com o percurso de 5 km, na qual obteve o 4º lugar na categoria.

Depois desse marco que assinalou sua entrada definitiva ao mundo do atletismo, no mesmo ano, em 13 de setembro de 1987, conquistou seu primeiro lugar em corrida oficial. O fato ocorreu por ocasião do aniversário de Monte Alegre de Minas, onde foi campeão naquele evento festivo cujo percurso foi de 9 km.

Conquistas e pódiuns

Durante três décadas de dedicação extrema às competições, representando Araguari e região e o Estado de Minas, Ricardo Gari colheu mais de 850 troféus e de 1.500 medalhas. Em sua casa há uma exposição para deixar qualquer campeão perplexo e não há mais lugar para colocar nenhuma medalha, nem mesmo troféu. Em sua casa, sempre aberta aos amigos, ali está um verdadeiro espaço cultural esportivo ornamentado e iluminado por condecorações de ouro para todos os lados. O que menos se encontra nesse conjunto de conquistas, entre glórias e vitórias são os metais de prata e de bronze; naquela casa simples por fora o que mais tem por dentro é ouro representado pelo brilho dos troféus e medalhas. Tudo ali reluz alegria, humildade, simplicidade, honra, força, carinho e muita fraternidade. Naquelas prateleiras com certeza estão depositadas as maiores emoções que esse atleta de ouro viveu nas competições de corrida: maratonas, campeonato mineiro e brasileiro nos 5 e 10 km, de pista e de rua; meias-maratonas, corridas de rua de todos os percursos.

Sua primeira participação nos 42 km ocorreu em 1990, na 1ª Maratona do Movimento Negro de Uberlândia, aos 18 anos de idade. De lá aos dias de hoje, foram 10 maratonas, Brasília, São Paulo, Curitiba, Uberlândia. Seu melhor tempo nessa modalidade foi na Maratona Internacional de São Paulo, em 2009, onde obteve o 11º lugar geral, com o tempo de 2h27min, seu melhor tempo nessa competição. Em 2016, fez sua última maratona, a conceituadíssima Maratona Nilson Lima em Uberlândia da qual foi o campeão, com o tempo de 2h41min.

Campeão mineiro nos 5 km e 10 km em 2008 e 2009, em Belo Horizonte e Ipatinga, respectivamente. Classificou-se por quatro vezes para o brasileiro de atletismo, chegando a disputar em Maringá-PR e Cuiabá-MT, em 2010 e 2011, obtendo o 6º e 9º, respectivamente.

Seu melhor tempo nos 5 km foi conquistado em Uberlândia no Parque do Sabiá, em 2007, tempo: 14m47seg; o de 10 km foi em Belo Horizonte na Academia de Polícia Militar durante as competições pelos JIMI, Jogos do Interior de Minas Gerais, com o tempo de 30m00seg. Na conquista da 12ª Corrida Rústica da Lagoa, na prova de meia maratona country, 21 km, realizada em 2009 em Paracatu/MG, obteve seu melhor tempo nessa modalidade ao atingir a marca 1h06min.

Durante sua trajetória, Ricardo Melo esteve ao lado de grandes atletas de renome nacional com os quais teve o privilégio de correr e de aprender. Dentre eles, Elenison Silva, Israel dos Anjos, Osmiro e Jair Nunes de Goiânia e tantos outros. Além, é claro, dos amigos e companheiros de corrida da região que sempre ladearam com ele com espírito de companheirismo e união, a exemplo de seu primeiro preparador, o atleta Agnaldo Severino. Segundo Ricardo Melo, o que mais angariou nesse período de atleta foram os grandes amigos feitos ao longo do tempo. Admirado e respeitado por todos que o cercam, Ricardo Melo sempre manteve a postura da humildade, da solicitude e da solidariedade, ensinando, orientando e repassando tudo o que sabe àqueles de seu convívio.

Fora das pistas

Ricardo Melo, o maior ícone do atletismo de todos os tempos de Araguari e região, aos 45 anos de idade, após três décadas correndo e disputando provas, deixou, lamentavelmente, as pistas de corrida em virtude de uma enfermidade degenerativa das articulações do quadril, definida como “coxartrose”. Sua última competição oficial foi no dia 4 de junho de 2017, na corrida da 1ª Volta Campus Urutaí/GO, percurso de 7 km, onde obteve o 3º lugar na categoria e 9º lugar no geral, com o tempo de 23min.

O atleta do SESI Minas, da FUTEL, durante 12 anos recebeu apoio da empresa onde prestava serviços como gari e, principalmente de sua mãe Vicentina, da esposa Marlene e dos filhos Taynara e Talisson.

1ª Corrida Ricardo de Melo

Em homenagem a esse grande campeão, essa lenda viva do atletismo, esse mito das pistas, sob a organização do atleta Pantera e com a colaboração de diversos amigos será realizada a 1ª Corrida Ricardo Melo, no dia 27 de janeiro, com saída às 8h, de frente à casa do homenageado, na rua Cascalho Rico, Jóquei Clube, percurso de 6 km para mulheres e 8 km para homens, terra e asfalto.

As inscrições estão abertas, contato 9 88487468.

1 Comentário

  1. cristovao nogueira disse:

    em 87 e 88 eu tiva a oportunidade de correr com este fenomelo na epoca ele tava nas
    suas primeira corridas mas ja dava pra ver que dali saia um grande campiao
    dos seletos pilotao de eliti

    ricardo voce deixou as corridas mais nunca vai deixrar de ser lembrado respeitado adimirado por todos os adimiradores da corrida

Deixe seu comentário: