Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Retorno das sessões ordinárias apresenta fortes reclamações acerca da manutenção da cidade

qui, 8 de agosto de 2019 05:25

por Laura Alvarenga

Durante sessão, o vereador Levi Siqueira (MDB ) ressaltou que “Araguari precisa entrar na era da modernidade”.

O retorno das atividades parlamentares da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 7, teve apresentação de requerimentos em torno de melhorias no funcionamento público. Entre os projetos apresentados, constavam também, concessões de títulos de cidadãos honorários, diplomas de honra ao mérito e moções de aplauso.

Iluminação pública e mobilidade urbana foram as principais pautas da sessão

Iluminação pública e mobilidade urbana foram as principais pautas da sessão

 

Na ocasião, os edis apresentaram demandas acerca da manutenção do município. O assunto que tem se tornado rotineiro na casa legislativa, requer atenção prioritária por parte do poder Executivo, que, de acordo com as reclamações da comunidade e de alguns vereadores, tem deixado a desejar.

Durante a leitura de requerimentos, o vereador Levi Siqueira (MDB) solicitou a colocação de placas de identificação, bem como da organização do trânsito na cidade através da colocação de novos semáforos. Na oportunidade, o vereador citou o ato de um cidadão araguarino que, durante um dia cronometrou o funcionamento de todos os semáforos da cidade. A justificativa foi a preocupação com o trânsito que se mostra desorganizado. “Cidades menores do que Araguari e com menos recursos, conseguem ter mobilidade urbana e os semáforos sincronizados”.

Levi Siqueira ressaltou que Araguari precisa dar mais atenção a essa demanda. “Trânsito não é apenas atender requerimento de vereador para pintura estratigráfica; isso é obrigação. Trânsito é pensado com fluidez. A secretaria de Trânsito precisa ter planejamento e execução”. O intuito desses requerimentos é mostrar para quem passa pela cidade que a mobilidade urbana é uma política pública de priorização do governo municipal.

Outro assunto que esteve na pauta de vários vereadores foi a iluminação pública. A prefeitura através da secretaria de Obras vem realizando periodicamente a manutenção dos postes de energia e a troca por lâmpadas de LED. O vereador Paulo do Vale (PV) solicitou que a prefeitura encaminhe as notas fiscais e comprovantes de pagamento para a empresa responsável pela iluminação pública referente aos meses de abril, maio, junho e julho de 2019, além da prestação de contas da quantidade de lâmpadas trocadas no município nesse período e em quais localidades.

O vereador informou que o município tem um recurso previsto em mais de R$ 10 milhões destinados unicamente à iluminação pública. “Não há motivo para economia em um recurso que só pode ser gasto com a iluminação”. A reclamação é feita acerca da disparidade na qualidade das lâmpadas instaladas em diferentes pontos da cidade, alegando que algumas delas, deixam as ruas ainda mais escuras e perigosas.

Ainda em processo licitatório e, consequentemente, sem a contratação de uma empresa responsável pela limpeza pública, as vias da cidade continuam sujas. O problema—impossível de ser ignorado, gera reclamações diárias por parte da comunidade. O tema também esteve presente em peso nas proposições apresentadas nesta quarta-feira, 7.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: