Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Representantes da Organização Social Missão Sal da Terra apresentam balanço das atividades na UPA

qui, 18 de maio de 2017 05:41

por Mel Soares

Maior parte dos casos atendidos na Unidade de Pronto Atendimento pode ser resolvida em postos de saúde

Reclamações da população sobre atendimento à saúde motivaram uma reunião na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) nesta quarta-feira, 17, entre vereadores, representantes da Missão Sal da Terra e profissionais da Saúde.

Durante a reunião, o presidente da Organização Social, César Pereira, e o superintendente, Ricardo Borges, divulgaram o balanço e os critérios de atendimentos na UPA. Em funcionamento desde o mês de julho do ano passado, o número de pacientes saltou de 3 mil em 2016 para 5 mil em 2017.

Informações foram disponibilizadas detalhadamente pelos representantes da OS

Informações foram disponibilizadas detalhadamente pelos representantes da OS

 

A Unidade de Pronto Atendimento é a porta de entrada para casos de urgência e emergência como acidentes graves de trânsito e infartos. O local possui protocolo de Manchester conforme determinação internacional, sendo assim, as pessoas são atendidas conforme o grau de necessidade. Aqueles que estão em busca de troca de receitas ou exames de rotina, por exemplo, podem aguardar até quatro horas, o que tem sido possível ocorrer em tempo médio estimado em uma hora e quinze minutos.

O principal transtorno enfrentado na UPA é relativo a necessidade de manter pacientes em estado crítico pela falta de leitos em unidades especializadas como o Hospital das Clínicas em Uberlândia.

Segundo o secretário de Saúde, João Arantes, a função dos profissionais da UPA é estabilizar o estado de saúde do paciente para que ele esteja em condições de ser transferido. “Infelizmente, há registros em que o paciente precisa aguardar na enfermaria por mais tempo do que o ideal, pois a UFU está enfrentando dificuldades”, argumentou o titular da pasta.

Fundada em 1981, a Missão Sal da Terra também é responsável pela gestão de Unidades Básicas de Saúde, creches e abrigos em Uberlândia. No total são mais de mil colaboradores, em Araguari são aproximadamente 220, sendo 47 médicos, 65 técnicos de enfermagem. Quase 90% dos funcionários são de Araguari.

A apresentação dos dados contou com a participação dos seguintes vereadores: Warley Ferreira de Morais (PMB), autor da iniciativa para inspeção; Levi Siqueira (PMDB), Ana Lúcia Rodrigues (PTB), Wellington Resende da Silva (PMN), Vanderlei Inácio (PRTB), Lúcio Flávio  Rodrigues da Cunha (PSDB), Giulliano Rodrigues (PTC), Carlos Machado (PSL) e Wesley Lucas de Mendonça (PPS)

Prosseguimento da gestão

O contrato entre prefeitura e Missão Sal da Terra deve ser prorrogado por mais um ano. A expectativa da prefeitura foi divulgada após análise feita por comissão composta por administrador, enfermeiro, contador e assistente social.  Segundo o secretário de Saúde, João Arantes, houve avaliação completa do trabalho executado sendo constatado que a Organização Social cumpriu as obrigações preestabelecidas e, portanto, está apta a dar continuidade ao trabalho.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: