Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Relíquia do beato Antonio Frederico Ozanam peregrina em Araguari

qui, 17 de janeiro de 2019 05:38

Da Redação

Ícone religioso percorre o país desde março de 2018

Desde março do ano passado, a relíquia do beato confrade Antonio Frederico Ozanam está em peregrinação pelo país. Na ocasião, a diretoria do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) anunciou a programação da peregrinação da relíquia do principal fundador da instituição.

Relíquia está em peregrinação por cidades da região do Triângulo Mineiro  **Divulgação SSVP BRASIL

Relíquia está em peregrinação por cidades da região do Triângulo Mineiro
**Divulgação SSVP BRASIL

Recentemente, o ícone religioso vem percorrendo as cidades da região do Triângulo Mineiro. Esta semana, a relíquia estava com o Conselho Central de Uberlândia da Sociedade de São Vicente de Paulo e, na última quarta-feira, dia 15, foi encaminhado para o Conselho Central de Araguari. Nos últimos dias, a peregrinação passou pelos Conselhos de Uberaba, Ituiutaba e Campina Verde; e no próximo dia 19 segue para Monte Carmelo.

Em pronunciamento oficial, disponibilizado no site do SSVP Brasil, o confrade Divino Donizette Marques, vice-presidente do Conselho Metropolitano de Uberaba, afirmou que a passagem da relíquia tem aflorado a devoção a Ozanam. “Como a SSVP leva o nome de São Vicente de Paulo, muitas vezes, Ozanam acaba sendo esquecido. Com a peregrinação, os vicentinos estão resgatando o importante papel que nosso fundador teve ao criar a ‘Sociedade’. Tem sido um momento de muitas bênçãos, quando sentimos a presença de Ozanam em nosso meio”.

A reportagem do Gazeta do Triângulo conversou com a secretária do Conselho Central de Araguari da SSVP, Nivia Maria Sobrinho Peixoto. Ela afirma que a relíquia, afixada em uma imagem que retrata Ozanam, permanece durante o dia na sede do Conselho e, no período da noite, é encaminhada para uma paróquia, onde é celebrada a missa.

No primeiro dia de peregrinação pela cidade, houve uma carreata, seguida de celebração da palavra na capela Nossa Senhora das Graças. Estima-se que cerca de 70 pessoas participaram das atividades receptivas. Na noite de ontem, dia 16, foi celebrada a missa na igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde. Hoje, dia 17, a celebração acontece na igreja Nossa Senhora Aparecida e amanhã, dia 18, na igreja Nossa Senhora do Rosário.

A programação também conta com a posse da Diretoria e Conselho Fiscal. O evento será no Educandário Lar da Criança, a partir das 16h30, seguido de missa festiva na capela Nossa Senhora das Graças, às 19 horas. Atualmente o Conselho atua na creche Santa Terezinha, no Serviço Social de Luto Frederico Ozanam e na Comunidade São Vicente de Paulo, além de contar com 32 conferências vicentinas.

A peregrinação será encerrada no dia 19, às 20h30, na capela Nossa Senhora das Graças, onde será feita a entrega da relíquia ao Conselho Central de Monte Carmelo. Posteriormente, no final do mês, o ícone será entregue ao Conselho Metropolitano de Patos de Minas.

Relíquia

A relíquia consiste em um pedaço de linho do tecido que o beato Ozanam usava quando foi enterrado. Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias.

Uma dessas relíquias foi doada ao Conselho Nacional do Brasil, em 2017, durante a posse do presidente Cristian Reis da Luz e diretoria. Ela foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam e está envolta em uma cúpula de vidro. “O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração”.

Fonte: SSVP BRASIL

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: