Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Relatório estadual retrata a linha de crescimento na pandemia de coronavírus em toda região

sex, 19 de junho de 2020 11:38

Da Redação

Araguari chegou à marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. As informações divulgadas até o fechamento desta edição, mostra ainda que no município há cerca de 341 casos suspeitos em monitoramento e pelo menos 24 internações. Além disso, dois óbitos seguem em investigação. O aumento dos casos, no entanto, ainda apresenta divergências com o boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Araguari chegou à marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus

Araguari chegou à marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus

 

O informativo epidemiológico estadual desta quinta-feira, 18, aponta para 119 pacientes infectados e confirma um óbito causado pela doença. Para falar sobre o assunto, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu nesta quinta-feira, 18. Na oportunidade foi colocado em discussão os serviços considerados “não essenciais”, visando orientar a população sobre tal definição. A deliberações serão divulgadas nas próximas edições. Enquanto isso, a principal orientação do Comitê é de que a população continue com os cuidados para evitar novas contaminações, bem como, mantenha o distanciamento social. É importante ressaltar ainda que, passou a ser obrigatório o uso de máscaras nos espaços públicos ou em bens de uso comum do povo, tais como ruas, praças, canteiros de avenidas, e demais espaços públicos. O não cumprimento da determinação pode acarretar em sanções.

A reportagem verificou ainda que, na região, que Uberlândia concentra mais casos da doença. O último balanço epidemiológico aponta para a existência de 4.149 infectados na cidade e 46 óbitos. Além disso, com a confirmação de 33 mortes em 24 horas, Minas chegou a 570 óbitos pela covid-19. Conforme o boletim da SES-MG desta quinta-feira, são 24.906 pessoas testaram positivo para a doença. Com o avanço do vírus para o interior de Minas, a doença atinge a população de 601 municípios, 70% em relação ao total de cidades mineiras. Também foram registradas mortes em 163 delas.

Ao apresentar o número de mortes em Minas, a segunda pior marca até o momento, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que o Estado pode tomar “medidas mais drásticas” para conter a curva ascendente de casos confirmados e mortes.  As afirmações foram feitas em entrevista coletiva, nesta quinta-feira, que contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Na oportunidade, ele não descartou a possibilidade de o Estado determinar o lockdown, que é o fechamento total de atividades, em algumas regiões em que há descontrole no combate ao novo coronavírus. Assim, Romeu Zema pediu a colaboração da população para que o estado consiga controlar a curva ascendente da covid-19 em Minas. A internação de pacientes infectados é uma das grandes preocupações do Estado que encontra dificuldades para equipar os municípios a atender a demanda médica.

Cinco das macrorregiões de Minas Gerais não possuem sequer um leito de UTI disponível para receber aqueles adoecidos com a covid-19, a situação é principalmente complicada no Triângulo do Norte e no Vale do Aço – em Ipatinga, por exemplo, os leitos existentes estão ocupados e há sobrecarga no sistema de saúde. Enquanto isso, o Brasil já contabiliza 46.842 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta quinta-feira. Há ainda 965.512 casos confirmados.  “O momento é de se concentrar nas medidas preventivas”, salientou o diretor executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, reforçando que deve haver um esforço para garantir que o sistema de saúde continue a suportar o número de pacientes.

 

Araguari chegou à marca de 200 casos confirmados do novo coronavírus

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Não adianta cobrar uma multa pois muitos não têm dinheiro para pagar. Façam como na Índia: Quem for pego sem máscara pelas ruas escrever quinhentas vezes a frase. Não devo andar sem máscara pelos logradouros públicos da cidade. Se for pego novamente manda escrever mil.

Deixe seu comentário: