Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Reinauguração do Centro de Referência Negra é parte das ações da campanha “Novembro Negro”

sáb, 14 de novembro de 2015 08:10

Da Redação

O Centro de Referência Negra “Rainha Benedita Gonçalves” anexo à Casa da Cultura “Abdala Mameri” será reinaugurado. A informação é da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). O evento acontece no domingo, dia 15, e terá início a partir das 16h no Palácio dos Ferroviários contando com a participação de autoridades municipais, convidados e a comunidade araguarina.

O Centro de Referência passou por reforma para garantir um espaço amplo para a população araguarina

O Centro de Referência passou por reforma para garantir um espaço amplo para a população araguarina

 

Conforme a programação, Ternos de Congados, Moçambiques e Catupés da cidade sairão em cortejo até o Centro de Referência, situado à rua Coronel José Ferreira Alves. No local haverá uma abertura simbólica com o corte do laço na entrada, seguida pela entrega do “Prêmio Destaque Negro”, uma ação pontual da CUFA desde 1998, além de várias apresentações  dos congados, capoeira e dança.

Segundo a presidente da Fundação, Carmem Alvim, a reinauguração faz parte do cronograma de atividades da campanha “Novembro Negro”, que reúne ações em prol do combate ao preconceito e à discriminação racial. “O processo de reforma foi finalizado e será entregue à comunidade. Sabemos da importância do referido espaço onde acontece a interação da nossa cultura. No local são promovidas várias intervenções culturais envolvendo música, dança, capoeira, teatro e outras ações,” ressaltou.

O local também passa a contar com internet banda larga e wifi gratuito para utilização da comunidade em geral. Uma grade diferenciada de ações passa a compor a sua programação semanal. Com a fala, o diretor do espaço, João Batista ressaltou a importância do evento. “É uma imensa satisfação entregar o Centro de Referência Negra todo reformulado para a população. Agradecemos o empenho do prefeito Raul Belém (PP) e da presidente Carmem Valente, pois outras melhorias ainda serão feitas visando disponibilizar para a comunidade um amplo espaço de interação e troca de informações,” afirmou João Batista.

O Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, foi inaugurado em 2005. A CUFA Araguari, através uma cessão de uso, utiliza o espaço desde 2009 para ministrar oficinas gratuitas oferecidas a comunidade e após a paralização estava sem espaço para atividades. O local está aberto à população diariamente no período das 12 às 18 horas.

Novembro Negro

Entre os dias 16 e 22 acontece a terceira ‘Mostra de Dança de Araguari & Comemoração do 20 de Novembro’; no dia 19, acontece minicurso de dança “Afro-brasilidades” com a participação dos percussionistas educadores, Lucimar Cerqueira e Nei Sacramento de Salvador/BA. Ainda neste dia haverá o cortejo com o terno de Congado Moçambique Branco, logo após apresentação de “Magnólias” convidada (Terra Cotta/Uberlândia) para abertura oficial do evento, cujo tema é “O corpo negro na sociedade do movimento”.

Na manhã de 20 de novembro acontece o minicurso de dança e, à tarde, o espetáculo de Teatro-Dança com o Grupo Comboio (UDI/ARI). No fim da tarde terá oficina de capoeira Angola. No sábado, dia 22, será promovida a vivência com o Mestre do Terno de Congado “Moçambique Branco”. Na parte da tarde e à noite haverá apresentações das escolas da cidade e convidados da região e outros estados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: