Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Recuperação de viadutos em Araguari começa neste mês, garante concessionária

sáb, 14 de outubro de 2017 05:45

 por Luiz Muílla

Dois viadutos interditados por medida de segurança no primeiro trimestre de 2016, no km 39 da rodovia BR-050, perímetro urbano de Araguari, serão recuperados a partir deste mês, conforme assegurou a concessionária responsável pelo trecho. A expectativa é de que os trabalhos se iniciem nos próximos dias.

As obras de arte, que foram entregues há três anos, dentro do cronograma de duplicação da movimentada BR-050, apresentaram problemas no pavimento e foram consideradas perigosas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A infiltração de água em sua base provocou desníveis na pista sobre o viaduto, colocando em risco quem passava pelo local.

Após a interdição, o tráfego foi desviado para as marginais, nos sentidos Araguari/Uberlândia e Araguari/Catalão, atingindo também as vias de acesso à cidade. Diante do grande fluxo de veículos, o número de acidentes no referido trecho aumentou, especialmente com ocorrências de colisões traseiras e laterais.

Viadutos estão localizados no perímetro urbano de Araguari

Viadutos estão localizados no perímetro urbano de Araguari

 

Em 2017, a pedido da prefeitura de Araguari, houve a instalação de redutores de velocidade (lombadas), placas de advertência e de regulamentação, nos dois sentidos da BR-050, como medida preventiva de segurança.

Após assumir definitivamente o trecho de 65 quilômetros da rodovia, entre o contorno de Uberlândia, Araguari e a divisa dos estados de Minas e Goiás, que até a primeira quinzena de maio deste ano ainda estava sob administração do DNIT, a concessionária iniciou um conjunto de obras emergenciais na BR-050.

A erosão no km 52, Norte, próxima à praça de pedágio Araguari 2, que havia comprometido  parte do acostamento, teve o sistema de drenagem refeito e o talude de aterro recompostos, sanando o  problema no início de agosto.

Em setembro a MGO iniciou a obra de recuperação do talude no km 29, Norte, sentido Araguari/Catalão, que apresentou uma fissura no topo, causando a movimentação de parte da sua estrutura e danos ao pavimento, com risco de deslizamentos. A obra mobiliza mais de 50 trabalhadores e equipamentos, devendo ser concluída no segundo trimestre de 2018.

Agora, em outubro, está sendo preparada a execução do serviço nos dois viadutos de Araguari. Em breve, o trânsito voltará a funcionar normalmente nesse trecho, desafogando as marginais, que recebem muitos profissionais atuantes em empresas próximas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: